Mãe de paciente infectado com Covid fala sobre a rotina com a doença

Jovem de Porto Vitória está dentro do grupo de risco, pois sofre de asma desde criança; ele tem 19 anos, não chegou a ser internado e recebe atendimento em casa

Elisiane Domingues é mãe, e assim como centenas de milhares de mulheres espalhadas pelo Brasil, não esconde a preocupação com os filhos diante da pandemia do novo coronavírus.

Até então, o que ela mais desejou foi que a doença ficasse longe de sua casa que fica em Porto Vitória.

Infelizmente, o filho mais velho Adrian, com 19 anos, foi diagnosticado com a Covid-19, na quarta-feira, 22. O rapaz está dentro do grupo de risco, pois sofre de asma desde criança.

Ele tem 19 anos, não chegou a ser internado e recebe atendimento em casa.

2020-mae-filho
(Foto: arquivo pessoal)

Elisiane contou sobre o resultado do exame em suas redes sociais e, para a reportagem do Portal Vvale contou como tem sido a relação familiar e a rotina em isolamento.

Além dela, estão na mesma casa o esposo e um dos filhos.

“Somente um de nossos filhos testou positivo. O meu esposo e eu estamos dando todo o suporte a ele. O filho mais novo, com 14 anos, está com a avó, por precaução, desde que Adrian fez o exame”, diz.

A família segue com o isolamento domiciliar até o dia 2 de agosto.


Dentro de casa

A família teve que mudar a rotina domiciliar.

Dentro de casa, eles evitam o contato um com o outro, em especial com o Adrian, e utilizam as redes sociais para se comunicar com os demais. O uso da cozinha, na hora da alimentação, é supervisionado por Elisiane. Tudo é higienizado para que o outro possa utilizar.

“Separamos os utensílios de cozinha, como talheres, prato e copo. Também separamos a lixeira do banheiro, o papel higiênico, a pasta de dente, o sabonete e a toalha de rosto”, explica.

O uso de luvas também acontece em grande parte do dia, assim como a utilização de máscaras.

“Tiramos a máscara somente na hora de ir dormir”, revela a mãe.

“Nos últimos dias recebemos muito carinho da família. Nunca imaginei que passaríamos por isso, do nada deparamos com a realidade da doença. Estamos tomando todos os cuidados e seguindo as regras do isolamento social que é a medida fundamental do momento. Todos devem se proteger e ficar em casa”, afirma Elisiane.

Elisiane e o esposo não saem de casa por nada, pois mantém o isolamento.

“Separamos as roupas do Adrian com as nossas, para evitar qualquer tipo de contágio”.

Um agente de saúde de Porto Vitória faz as visitas à casa de Adrian regularmente.


Sem sintomas

Até o momento, Adrian que testou positivo para a doença, não apresentou os sintomas, que incluem febre, tosse e dificuldade respiratória. Porém, ele fez o teste em razão de contato com um infectado de Porto Vitória.

A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos.


Casos 

2020-portovitoria

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta