Mais de mil profissionais da WestRock foram testados para Covid

Destes, 80 testes apontaram positivo e continuam sendo realizados para monitoramento da doença; empresa esclarece que 99% eram assintomáticos

·
Atualizado há 4 anos

A WestRock, multinacional americana que atua em Três Barras, no Norte de Santa Catarina, afirma que a empresa, muito antes do aparecimento do primeiro caso de coronavírus, entre seus funcionários, já haviam implantado medidas preventivas da doença, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Com atuação desde 2015, a empresa também suspendeu por um prazo de 15 dias, entre abril e maio, as obras de expansão na cidade, em razão da pandemia.

De acordo com o diretor de Negócios Florestais na WestRock Brasil, Heuzer Saraiva Guimarães, a empresa não cruzou os braços diante do anúncio da pandemia e reorganizou a segurança dos funcionários que estão na linha de frente das atividades.

Heuzer Guimaraes
“Uma das formas de tentar garantir isso foi por meio da testagem para covid-19 dos colaboradores. Porém o funcionário não é obrigado a fazê-lo”, diz.

Segundo Heuzer, a empresa não esperou por um movimento do poder público e amparados pela Secretária de Saúde de Três Barras e cidades vizinhas, como é o caso de Canoinhas, testaram seus funcionários. Houve aval também dos laboratórios de Santa Catarina, pois há uma demanda diária de testes para serem cumpridos.

Ao todo, 1.027 funcionários já foram testados e, em 80 testes, o resultado foi positivo. Nesses casos, não há como comprovar que os profissionais foram contaminados durante o período de trabalho.

Em razão disso, Heuzer enfatiza a importância da testagem em massa para o coronavírus.

“Pois o que chamou a atenção foi que destas 80 pessoas com resultado positivo, apenas uma apresentou os sintomas da doença. Os demais, 99% eram assintomáticos (ver abaixo) ”.

Três Barras, por exemplo, conta com cerca de 19 mil habitantes. Até agora, conforme dados de 11 de junho, a cidade tem 161 casos confirmados; 146 pacientes recuperados; 34 casos suspeitos; 60 pessoas monitoradas e 890 atendimentos no centro de triagem (desde 21 de março de 2020).

2020-tresbarras
(Foto: reprodução)

A preocupação de Heuzer é com a disseminação do vírus para as cidades limítrofes com Três Barras, como Canoinhas, Major Vieira, Papanduva, Mafra, São Mateus do Sul (PR) e Antônio Olinto (PR).

Um exemplo é que a distância entre a cidade de Canoinhas e Três Barras é de 15 quilômetros.

“O teste é importante pois reflete o cuidado da empresa com a saúde do servidor que está exposto diariamente a riscos de contaminação. A testagem em massa dos funcionários também protege os usuários e a população em geral”.

(Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)

Conta ele, que os profissionais que apresentaram resultado positivo foram afastados para cuidar de sua saúde.

“Algumas pessoas seguem em Canoinhas e outras em Três Barras, em locais preparados para recebê-los com aval da Secretária de Saúde. Dispõem também de monitoramento e estrutura adequada”.


Proatividade

O diretor de diretor de Negócios Florestais confirma que esse comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas faz parte do lema da empresa.

2020-westrock
(Foto: WestRock/ Divulgação)

“Desde o anúncio da pandemia anunciamos as medidas de prevenção na empresa, com novas regras de convívio social, entre elas: etiqueta respiratória, divisão dos setores florestal e da fábrica de papel, disponibilização do álcool gel pelos compartimentos e a implementação do home office”, explica.

Além disso, as visitas na empresa também sofrerão alteração.

“Foi disponibilizado um protocolo de visitante, cuja permissão comente para as essenciais e as pessoas autorizadas”.

Fizeram ainda demarcações para o uso das catracas de entrada na empresa, delimitando a distância de 1,5 metros.

“Optamos por 25% de ciclo de ocupação nos ambientes, com reorganização inclusive do horário de almoço e diferencial na disposição das mesas”, conta.

A empresa também faz diariamente a medição de temperatura dos funcionários.


Funcionários

A WestRock dispõe em seu quadro de funcionários os residentes em Três Barras e cidades limítrofes, bem como trabalhadores terceirizados para dar suporte na expansão da empresa. Os terceirizados têm representatividade de diversas cidades brasileiras.

São 275 funcionários para a divisão florestal, 600 em atuação na fábrica e 800 trabalhando nas obras de expansão da WestRock.


 

CONFIRA A ENTREVISTA REALIZADA COM O DIRETOR DE NEGÓCIOS FLORESTAIS NA WESTROCK BRASIL, HEUZER SARAIVA GUIMARÃES


Decreto municipal      

Emitido pela Administração de Três Barras estabelece regras para a quarentena dos trabalhadores terceirizados que estão atuando nas obras da multinacional. Desde 29 de abril, a WestRock e as empresas terceirizadas realizam, junto à secretaria municipal de Saúde, o cadastro individual de todos os trabalhadores que estão atuando na obra.

“Além de fornecer os dados pessoais e informações de eventuais de comorbidades, as empresas também apresentam exame recente de Covid-19 dos funcionários, indicam os endereços onde serão realizadas a quarentena dos trabalhadores, e fazem uma rigorosa fiscalização desses locais.

Caberá às empresas, ainda, providenciar condições para que cada trabalhador tenha um cômodo individual para o pernoite nos alojamentos, fazer com que os banheiros possam ser compartilhados por no máximo cinco habitantes do local e realizar a desinfecção diária dos espaços.

Em Três Barras, há 37 alojamentos de trabalhadores na cidade, em locais como os bairros Zilda Pacheco/Argentina, Vila Nova, João Paulo II, Jardim Rio Negro, Km 02 e centro da cidade”

Pelo decreto as empresas ficam responsáveis, ainda, por orientar e fiscalizar os trabalhadores a evitar aglomerações dentro dos alojamentos, respeitar o distanciamento social, a usarem máscaras e a disponibilizar álcool em gel 70% para a higienização pessoal.

De acordo com o prefeito Luiz Shimoguiri – em entrevista para o portal A Notícia, após a liberação de obras de construção civil por parte do Governo do Estado, a WestRock apresentou ao município um projeto de expansão para a retomada das atividades.


Assintomático, definição:

Uma pessoa com o Sars CoV-2 assintomática é a que nunca desenvolve os sintomas da Covid-19 (os mais comuns são febre, tosse e dificuldade para respirar). Um paciente pré-sintomático está com o vírus em circulação no corpo, mas no período de incubação, prestes a desenvolver os sintomas dentro de alguns dias.


DEMAIS EXPLICAÇÕES

* Qual o potencial de testagem pelo setor privado?

A Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) diz que o setor privado encomendou recentemente cerca de 30 milhões de kits de testagem, que devem ser distribuídos entre empresas interessadas em testar funcionários e farmácias, que receberam autorização para realizar testes rápidos na população.

* É seguro que empresas saiam testando seus funcionários?

O presidente da CBDL, Carlos Eduardo Gouvea, diz que a testagem não pode ser feita sem a presença um profissional especializado para analisar o resultado. O risco, segundo ele, é que o teste um “falso negativo” e o profissional não saiba identificar essa possibilidade. Segundo ele, esse profissional especializado precisa fazer perguntas ao paciente para conhecer o seu histórico.


Westrock

É uma empresa americana de embalagens de papelão ondulado. Foi formado em julho de 2015 após a fusão da MeadWestvaco e RockTenn, sendo a segunda maior empresa de embalagens americana.

Atualmente, a WestRock gera cerca de dois mil empregos no país e tem uma estrutura integrada da qual fazem parte 54 mil hectares de florestas — 33 mil de pinus e eucalipto, além de 21 mil de mata nativa preservada —, voltados à produção das fibras, uma unidade dedicada à produção de papel e quatro de conversão de papelão ondulado.

No Brasil, a companhia atua em três divisões: florestal, papel kraft e papelão ondulado.