Páscoa será diferente em 2020

Autônomos apostam na criatividade da confecção dos chocolates; Luci Salles afirma que a disputa pela clientela vai ser grande por parte dos cozinheiros autônomos no Vale do Iguaçu

·
Atualizado há 4 anos

 Ela sempre gostou de cozinhar.

“Cozinhar para a família e amigos é um ato de amor”, afirma Luci Salles.

chocolate 2
(Fotos: Arquivo Pessoal – Luci Salles)

O hobby de Luci hoje virou uma aposta de renda para 2020, diante do cenário econômico imposto pelo novo coronavírus.

 “Percebo que o que era um prazer diário hoje virou uma necessidade”, diz ao se referir a culinária colocada para venda.

É fato que ao conversar com os autônomos no Vale do Iguaçu é inegável que existe um povo que já está em agonia sobre as contas do aluguel, da água, da luz, do telefone, dos impostos, entre outros. Luci, que é autônoma neste ramo, diz que apesar de doce e importante, a Páscoa neste ano não será igual às outras.

De acordo com a Revista Exame, sete em cada dez brasileiros irão mudar algum plano ou costume na celebração. Cerca de 12% deixará de comprar ovos e chocolates na Páscoa devido ao Coronavírus e 9% não vai mais participar de nenhum almoço no domingo.

chocolate 3

Cerca de 53% não irá mais viajar no feriado. A pesquisa online ocorreu com mil pessoas entre 7 e 19 de março deste ano, ou seja, antes do início da quarentena em algumas cidades brasileiras. Os alimentos típicos da data também serão diferentes, pois 38% dos entrevistados irá mudar a forma ou o local de compra de ovos ou chocolates e 36% irá alterar onde compra os itens para o almoço.

De acordo com Luci, as pessoas têm o hábito de comprar ovos e chocolates na Páscoa em lojas físicas.

“Acredito que neste ano a jornada deve mudar e, para manter o distanciamento social, haverá uma migração para os autônomos”.

A moradora de União da Vitória que a há quatro anos faz uma renda extra na Páscoa, irá fabricar ovos de colher e ousar em produtos coloridos.

chocolate 4


Cuidado com a higiene

Luci lembra que o uso das máscaras e das luvas é um critério por ela sempre utilizado.

“Não apenas durante a pandemia, mas sempre tomamos cuidados com a higienização para a confecção de nossos produtos”.

O álcool gel também se faz presente.

chocolate 1