Porto União inicia vacinação de lactantes

·
Atualizado há 3 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto União iniciou nesta segunda-feira, 21, a vacinação de lactantes, com indicação médica. A recomendação atende à nota técnica nº 29, emitida no dia 18 de junho que determina que mulheres acima de 18 anos, que estejam amamentando crianças de até 6 meses, sem comorbidades, já podem iniciar a vacinação.

Conforme recomendação da bula dos fabricantes, as vacinas Covid-19 não devem ser usadas por mulheres que estejam amamentando, sem orientação médica. Portanto, poderão ser vacinadas lactantes (mulheres que estejam amamentando) com 18 anos ou mais, com as vacinas Covid-19 dos laboratórios Comirnaty/Pfizer ou Sinovac/Butantan, que apresentem relatório médico ou prescrição da vacina Covid19.

As lactantes deverão comprovar a sua condição mediante apresentação de prescrição ou declaração médica, além de documento de identidade com foto e/ou cartão SUS.

A ordem de vacinação das lactantes dependerá da quantidade de doses recebidas do Ministério da Saúde e encaminhadas aos municípios, e deverá atender aos seguintes critérios e datas: 1. Lactantes que amamentam crianças com até 6 meses de idade: poderão ser vacinadas a partir de 19 de junho; 2. Lactantes que amamentam crianças entre 6 meses a < de 1 ano de idade: poderão ser vacinadas a partir de 26 de junho; 3. Lactantes que amamentam crianças entre 1 ano a < de 2 ano de idade: poderão ser vacinadas a partir de 03 de julho; 4. Lactantes que amamentam crianças maiores de 2 anos de idade: poderão ser vacinadas a partir de 10 de julho.

Para a população em geral, as vacinas encaminhadas devem ser utilizadas para a conclusão da imunização das pessoas na faixa etária entre 50 a 54 anos. Os municípios só devem avançar para a próxima faixa etária antes das datas estabelecidas pela projeção estadual, caso a cobertura vacinal do grupo etário que estiver sendo vacinado for superior a 75%.

Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários já autorizados a receber a imunização e que ainda não o fizeram, devem procurar a Unidade Básica de Saúde da sua região o mais breve possível para permitir que a vacinação avance para os próximos grupos.