Prefeitos da Amsulpar debatem reabertura do comércio na região

A expectativa é que todos sigam a mesma determinação

·
Atualizado há 4 anos

Uma reunião através de videoconferência está agendada para esta terça-feira, 31, as 11h30 e deve reunir os prefeitos da Amsulpar – Associação dos Municípios do Sul do Paraná, a pauta principal é a reabertura do comércio nos municípios que compõem a Associação (Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitoria, São Mateus do Sul, União da Vitoria).

Uns já destacaram que devem abrir as portas nesta quarta-feira, 1, outros ainda não decidiram. E por se tratar de uma região, a decisão tomada por todos deve ser parecida.

Segundo informações de bastidores, a preocupação maior, é que quando se abre o comércio, a movimentação e aglomeração automaticamente voltam. Um exemplo, foi o comércio de Francisco Beltrão na região sudoeste, que reabriu as portas esta semana, e muitas pessoas já estavam circulando como se nada estivesse acontecendo.

amsulpar

Ministério Público do Trabalho – MTB

Uma recomendação do Ministério Público do Trabalho de Guarapuava, no qual alguns municípios do Vale do Iguaçu fazem parte, recomenda que somente serviços essências sejam mantidos.

A recomendação traz a seguinte informação:

O Ministério Público do Trabalho em Guarapuava expediu recomendação na última sexta, 27 para que os municípios compreendidos na área de competência da unidade, não autorizem a reabertura de estabelecimentos de serviços e atividades não essenciais sem a devida recomendação técnica.

A recomendação essa que é pautada em princípios científicos e oriunda de órgãos locais, estaduais e federais de saúde. De acordo com o MPT em Guarapuava, o objetivo da medida é resguardar a saúde dos trabalhadores e evitar a disseminação do novo coronavírus.

Municípios que pertencem ao órgão em Guarapuava:

Antônio Olinto, Bituruna, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Cruz Machado, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Fernandes Pinheiro e Foz do Jordão. Além disso, General Carneiro, Goioxim, Guamiranga, Guaraniaçu, Guarapuava, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Laranjeiras do Sul, Mallet e Marquinho. Nova Laranjeiras, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Barreiro, Porto Vitória, Prudentópolis, Quedas do Iguaçu, Rebouças. Reserva do Iguaçu, Rio Azul, Rio Bonito do Iguaçu, São Mateus do Sul, Teixeira Soares, Turvo, União da Vitória e Virmond.