Prefeitura de Bituruna decreta situação de emergência

CDL, ACIB e Prefeitura de Bituruna decidem manter apenas serviços essenciais atendendo até dia 7 de abril

(Foto: Divulgação).
(Foto: Divulgação).

A Prefeitura de Bituruna emitiu o Decreto 045/2020 que declara situação de emergência, limita por 15 dias atividades do comércio e intensifica as medidas de prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Após reunião com líderes religiosos, associados à Acib (Associação Comercial de Bituruna) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), fica definido que apenas serviços essenciais podem atender no município. Bituruna segue sem nenhum caso confirmado ou suspeito de Coronavírus e objetivo é limitar as barreiras da possível entrada da doença.

De acordo com o Decreto 045/2020 podem continuar funcionando: farmácias, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias, supermercados, açougues, padarias, postos de combustível, serviços funerários e distribuidoras de água e gás. O atendimento dentro do estabelecimento deve ser limitado a metragem do local. Restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e atividades afins podem realizar apenas serviço de delivery. As atividades religiosas estão suspensas por 15 dias.

A Prefeitura de Bituruna suspenderá o atendimento de livre demanda. Quem precisar dos serviços deve ligar e agendar o atendimento. A medida não se aplica aos órgãos de saúde, que continuarão com atendimento normal. Os servidores com mais de 60 anos, doenças crônicas, gestantes, lactantes e problemas respiratórios foram dispensados. O Setor de Tributação vai prorrogar em 120 o pagamento de tributos que venceriam neste período. As aulas da rede municipal de ensino, atividades nas áreas de lazer e campeonatos de Futebol Sete Aberto e Futebol Sete do Interior também estão suspensos. As viagens através do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) serão mantidas apenas para pacientes que vão realizar quimioterapia, radioterapia e hemodiálise.

A Administração Municipal reforça que não há motivo para pânico, o objetivo é intensificar as medidas de prevenção. Novas informações serão atualizadas no www.bituruna.pr.gov.br e a população pode solicitar orientações das 8h às 17h no (42) 3553-8000, pendido o encaminhamento da ligação para a Vigilância Epidemiológica ou através do WhatsApp (42) 3553-8011.

A Fundação Municipal de Saúde lembra a importância em aderir ao isolamento voluntário, manter as mãos sempre limpas e higienizá-las com álcool em gel regularmente, evitar locais com aglomeração de pessoas, manter ambientes ventilados, evitar apertos de mão e comprimentos onde há contato.

bituruna-saude-decreto (2)

 

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta