Reunião define novas medidas preventivas no combate a Covid-19

Estado chegou a 600 mortes em razão da doença respiratória

Palácio Iguaçu. (Foto: Arnaldo Alves / AEN).
Palácio Iguaçu. (Foto: Arnaldo Alves / AEN).

Uma reunião acontece nesta terça-feira, 30, em Curitiba, e deve anunciar novas medidas preventivas no enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). As medidas do Governo do Estado do Paraná devem ser voltadas nas cidades com maior número de infectados pela doença respiratória.

Além da equipe do Governo do Paraná, participarão da reunião representantes do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e deputados da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

MP-PR pede lockdown

Nesta segunda-feira, 29, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) acionou a justiça para determinar ao Governo do Estado, para que sejam invalidadas as autorizações de funcionamento de atividades comerciais, não essenciais neste período de pandemia.

A ação civil pública ajuizada de forma conjunta pelas promotorias de Proteção à Saúde Pública de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, pede a proibição do Governo de permitir a realização de eventos que resultem em aglomerações ou concentrações de pessoas.

O documento pede ainda que todos os eventos religiosos sejam suspensos no Paraná e implantação de lockdown nas macrorregiões oeste e leste por 14 dias.

Governo se posiciona

Durante a noite, o setor de comunicação do Governo do Estado divulgou uma nota a qual confirma a elaboração de novas medidas no enfrentamento ao coronavírus, e que a divulgação acontece nesta terça-feira, 30.

A nota afirma que não se trata de lockdown.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Governo do Paraná informa que está elaborando uma série de medidas para conter o avanço da Covid-19.

As medidas estão sendo discutidas em diversas instâncias do Executivo e serão apresentadas aos demais poderes do Estado.

A previsão é de que haja ampla divulgação das decisões nesta terça-feira (30).

O Governo do Estado antecipa que, diferente do que foi noticiado, não se trata de impor um lockdown em todo o Paraná.

Passam de 21 mil infectados no Paraná

Em boletim divulgado nesta segunda-feira, a Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná soma 21.089 casos e 600 mortos em decorrência do coronavírus (Covid-19). Neste dia foram 573 novas confirmações e mais 14 mortes pela doença respiratória.

As cidades com maior número de casos:

Curitiba: 3.874 diagnósticos e 139 mortes;

Cascavel: 2.601 casos e 44 mortes;

Londrina: 1.359 casos e 73 mortes;

Maringá: 1.148 diagnósticos e 16 mortes;

Cornélio Procópio: 248 casos e 14 mortes.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta