2ª Noite das Etnias celebra cultura polonesa

·
Atualizado há 5 anos

(Fotos: Assessoria Prefeitura de Irineópolis).
(Fotos: Assessoria Prefeitura de Irineópolis).

Com mais de 250 pessoas servidas, 60 bailarinos envolvidos nas apresentações e todas as mesas da Sociedade Irineópolis ocupadas, o Festival da Etnia Polonesa, realizado no último sábado, 22, deixou em evidência a cultura e a boa gastronomia herdada de um dos povos que ajudou a colonizar o município.

O evento, que faz parte das comemorações de 57 anos de emancipação de Irineópolis, foi ainda maior que o Festival da Etnia Italiana, atraindo a população local, visitantes de cidades vizinhas e também da capital do estado, como o ex-presidente da Sociedade Varsóvia, Joi Cletison Alves.

Os cinco grupos de dança polonesa das escolas de Irineópolis conquistaram a atenção de público com a beleza dos trajes típicos e coreografias desenvolvidas pelo professor Quelson Marcelo Brito, no Núcleo Educacional Presidente Adolfo Konder e Escola de Educação Básica Horácio Nunes, e pela professora Ellen Apel Kutinski no Centro de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida.

Para a secretária de educação, Lillian Eliane Batschauer Ferreira, o Festival é um momento de celebrar a cultura e prestigiar o talento e determinação de professores, estudantes e todos aqueles que mantém viva as tradições no município. O cordenador da Festa do Trator e diretor do departamento de Esportes, Rodrigo Jurck, enfatiza a importância de eventos como o festival para reunir diferentes gerações. ” Em cada edição do evento fica mais evidente a importância de promover esse tipo de ação, que proporciona a troca de experiências e diálogo entre os moradores mais antigos, que nestas noites revivem hábitos de seus antepassados e a nova geração, que leva para o palco uma justa homenagem aos colonizadores do município”, destacou Jurck.

Quem prestigiou o festival da etnia polonesa, também pode degustar pratos típicos como a sopa de beterraba ( Borscht), pieroguis, charutinhos, zapiekanka, entre outras iguarias preparadas pelo restaurante Bom Apetite. A animação ficou por conta do musical Celso Taborda, que além de músicas polonesas, apresentou ao público um repertório variado. Vereadores, secretários municipais e lideranças da comunidade também compareceram ao evento.