Baile de São Miguel da Serra abre as comemorações do Centenário

·
Atualizado há 5 anos

No último sábado, 18, foi realizado o Baile do Centenário de São Miguel da Serra, evento que marcou oficialmente o início das comemorações do Centenário do distrito de Porto União.

Essa data foi escolhida, porque no dia 19 de maio é celebrada a chegada dos primeiros migrantes na comunidade, vindos do Rio Grande do Sul. A colonização do distrito é formada principalmente por descendentes de alemães, mas também abriga descendentes de italianos e ucranianos.

Durante o baile, foi lançado o livro “Histórias de São Miguel da Serra”, que ilustram e relembra o início da comunidade, quando os moradores construíram voluntariamente as escolas, igrejas, casas, estradas, poços, e até usinas de energia elétrica.

Lançamento do livro Histórias de São Miguel da Serra (Foto: Assessoria Prefeitura de Porto União).
Lançamento do livro Histórias de São Miguel da Serra
(Foto: Assessoria Prefeitura de Porto União).

Também foi realizado, durante a comemoração, a escolha da Rainha do Centenário. Sete candidatas se apresentaram para o corpo de jurados técnicos, que elegeram a Rainha Gabriely Mirowski, Primeira Princesa Michelly Faerber e segunda princesa Franciele Wilhelms.

Gabriely Mirowski foi coroada como Rainha do Centenário
Gabriely Mirowski foi coroada como Rainha do Centenário

Além do lançamento do livro e da escolha da Rainha, foi apresentado o Hino ao Centenário de São Miguel da Serra, com letra e melodia de Vanderlei Werle, arranjos de Henrique Faerber e vozes do Grupo de Canto São Miguel Arcanjo.

Depois do jantar, foi servido o bolo comemorativo, e a Orquestra Continental embalou as danças.

Bolo comemorativo do Centenário de São Miguel da Serra
Bolo comemorativo do Centenário de São Miguel da Serra

O próximo evento do distrito está agendado para dia 26 de maio, sob a responsabilidade da diretoria da Igreja de Pedra. A Festa da Comunidade inicia às 10 horas com a Santa Missa, almoço tradicional e tarde dançante, animada por João Luiz Correia.

Já no dia 2 de junho, está programada a Caminhada na Natureza, com saídas a partir de 8h30min da Igreja de Pedra, que passam por um trajeto de 9 km por diversos locais históricos, apresentações artísticas e encenações teatrais, e almoço típico e café rural como opcionais. Depois do almoço, haverá tarde dançante, feira de produtos artesanais e coloniais, presente também nos outros eventos comemorativos do Centenário.