Casarão Domit é selecionado no Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura

Projeto prevê a restauração e conservação da pintura externa do imóvel, bem como a publicação de um catálogo contando sua história e preservando a memória

·
Atualizado há 12 meses

O Casarão Domit, localizado na cidade de Irineópolis/SC, norte catarinense, será objeto de um projeto de preservação e conservação selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Processo FCC 2920 / 2022.

Projeto cultural dedicado à preservação do patrimônio material brasileiro. O projeto prevê a restauração e conservação da pintura externa do imóvel, bem como a publicação de um catálogo contando sua história e preservando a memória, que será distribuído para as redes de escolas municipais e estaduais nos municípios envolvidos, atingindo cerca de 10.000 pessoas.

Com quase 100 anos de existência, o Casarão Domit é um importante marco histórico e cultural da região, trazendo traços da cultura da época em que o município ainda era um distrito de Porto União, chamado Vallões. Além disso, o Casarão também representa um marco da divisa entre Paraná e Santa Catarina, sendo um imóvel tombado pelo patrimônio municipal e estadual e o único no município de Irineópolis/SC.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

O projeto de preservação do Casarão Domit visa não apenas a restauração do imóvel, mas também a valorização de sua história e importância para a região. A publicação do catálogo permitirá que alunos das redes de ensino municipais e estaduais tenham acesso à história e à memória do imóvel, contribuindo para a formação de uma consciência crítica em relação à preservação do patrimônio material brasileiro.

O prêmio Elisabete Anderle é resultado de recursos financeiros da Fundação Catarinense da Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina, é um exemplo de como a conservação da memória do patrimônio material cultural pode ser uma ferramenta importante para a valorização da cultura e da história local. A restauração e conservação do Casarão Domit, bem como a publicação do catálogo, representam uma contribuição significativa para a preservação do patrimônio material brasileiro e para a formação de uma consciência crítica em relação à sua importância.

A proposta conta com a coordenação de Roberto Domit de Oliveira, produção cultural de Michel Rodrigues de Moraes, elaboração do catálogo da bibliotecária Jamile de Sousa e gestora de patrimônio cultural Viviane Maria Bueno Borges de Souza.

Foto: Divulgação

O processo de restauro será apresentado para o público por meio de suas redes sociais, na qual a comunidade pode acompanhar o desenvolvimento das atividades, também deixamos o convite para a visita presencial no  Casarão com agendamento prévio.

Serviço

Casarão da Fazenda São Jorge ou Casarão Domit

localizado Rodovia SC 460, Km 04 – Irineópolis/SC.

Agendamentos: (42) 99975-1409 Roberto ou (42) 98850-1661 Marília

casaraodmit@gmail.com

Instagram: casarao.domit

Foto: Divulgação