Cidade da região recebe título de Capital Polonesa do Paraná

São Mateus do Sul foi contemplada por meio da Lei Estadual

São Mateus do Sul recebeu o título de Capital Polonesa do Paraná, por meio da Lei Estadual 20.655/2021 em razão do seu patrimônio histórico, cultural, arquitetônico, linguístico e turístico.

Com essa lei fica inserido no Calendário Oficial de Eventos no Estado do Paraná a Festa Tradyejie Polskie, a ser realizada anualmente no último sábado do mês de agosto.

Grupo Folclórico Polonês Karolinka/Divulgação/Portal RDX

Como forma de oficializar esse título, acontece neste sábado, 28, a segunda edição do evento Polskie Smaki, com a venda de comidas típicas polonesas na Rua do Mathe, localizada na entrada de São Mateus do Sul. A entrega oficial do título acontecerá no período da tarde.

Segundo o deputado estadual Emerson Bacil, autor da lei, esse título é motivo de comemoração.

“Nós estamos acostumados com a dança, música polonesa, culinária, arquitetura, até com a língua falada. São Mateus do Sul é lembrado por essas características, por esse legado, presente nas igrejas, na fé e cultura do povo, mas não existia a Lei para oficializar e imortalizar tudo isso. É nossa história são-mateuense que se concretiza, nosso orgulho e nossas raízes, agora de forma oficial no Paraná e no Brasil”, destaca o deputado Bacil.


Também haverá no domingo, 29, uma missa na comunidade da Água Branca, na Igreja Centenária, para encerramento da programação. No almoço estará acontecendo a venda de comidas típicas.

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.