CINFABAN: 30 corporações são esperadas para o “show”

Concurso é tradicional em Porto União e atinge a 25ª edição consecutiva

·
Atualizado há 9 anos

cinfaban-portouniao-evento
(Foto: Arquivo).

A menos de um mês para o inicio da 25ª edição do Concurso Intermunicipal de Fanfarras e Bandas, o Cinfaban, conforme o idealizador e coordenador do concurso, José Carlos Gonçalves, 30 corporações, entre bandas e fanfarras, confirmaram a presença no evento que ocorre no dia 22 de agosto.

O palco das apresentações será o Ginásio Lauro Müller Soares, em Porto União. Afinal, o concurso já tradicional na terrinha é de Porto União. Gonçalves viu a necessidade, lá em 1990, em retomar com as apresentações que haviam encerrado duas décadas antes. “Percebi o movimento que estava voltando no País e pensei em organizar o concurso”, explica.

Desde o início colégios das Cidades Irmãs vem se destacando na competição. É o caso da banda do Colégio Bernardina de União da Vitória, que participou das 25 edições. Outro colégio, do lado catarinense da linha, que também criou uma história no Cinfaban é o Coração de Maria. “Sempre temos um olhar especial para essas bandas, que são, também, favoritas”, comenta Gonçalves.

Ainda conforme o coordenador, pelo público das cidades ser bem receptivo, quem sempre é aplaudido em pé é a banda marcial de São José dos Pinhais, que neste ano marca presença por aqui novamente.

Entre participantes e público – rotativo – são esperadas pouco mais de quatro mil pessoas. Duas mil só de participantes do concurso. As apresentações caem em um sábado e começam logo cedo, às 8 horas. O encerramento só ocorre às 21 horas. A entrada no Ginásio é gratuita.

O Cinfaban é o mais tradicional concurso interestadual de bandas e fanfarras do Sul do País. O título de maior concurso fica com a cidade de Caieiras, em São Paulo, que realiza no mês de outubro “O Grandioso”, quando mais de cem corporações, vindas de todo o canto do Brasil, participam. Segundo Washington de Oliveira Souza, primeiro tesoureiro da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, por lá os prêmios são em dinheiro, o que movimenta ainda mais a participação.

Quem paga a conta

Segundo a organização para a edição deste ano serão gastos em torno de R$ 10 mil. Um tanto é patrocinado pela Secretaria de Cultura de Porto União e o restante, esse é preciso bater perna pelo comércio local e convencer os empresários a abrirem a carteira.

O concurso do Cinfaban premia os três primeiros lugares com medalhas e troféus. As corporações também precisam ficar em alojamentos e toda essa movimentação, custa.