Cinfaban chega a 29ª edição

Concurso acontece no sábado, 17, em Porto União

·
Atualizado há 5 anos

Maestro José Carlos detalhou o evento em entrevista à CBN Vale do Iguaçu (Foto: Ricardo Silveira).
Maestro José Carlos detalhou o evento em entrevista à CBN Vale do Iguaçu (Foto: Ricardo Silveira).

Ele começou tímido, com menos de dez bandas e em anos especiais, reuniu 45 corporações. Um pouco mais compacto, mas ainda potente, o Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras (Cinfaban) acontece no sábado, 17, alcançando 29 edições ininterruptas. A organização é da Federação Paranaense de Bandas e Fanfarras.

“O evento começa às 9 horas, com entrada franca, até às 21 horas. Teremos a participação das bandas e fanfarras locais e também de outras cidades”, contou em entrevista à rádio CBN Vale do Iguaçu, o maestro e presidente da Federação, José Carlos Gonçalves.

E neste ano, tem novidades. Além dos grupos tradicionais, participa neste ano da competição, uma banda especial vai receber os aplausos do público. Trata-se de uma corporação da Apae, de Curitiba.

“É importante que as bandas retornem. Elas diminuíram por falta de investimento, os instrumentos danificaram, faltava maestro, mão de obra”, abordou o maestro.

O EVENTO

O Cinfaban começa às 9 horas e segue até a noite. As premiações vão acontecendo ao longo do dia, de acordo com a categoria de apresentação. O evento é aberto ao público, com entrada franca.

ENTENDA A DIFERENÇA

Banda e fanfarrão não são a mesma coisa. Segundo José Carlos, a diferença está nos instrumentos que cada uma usa. Na fanfarra, por exemplo, se usa os instrumentos de percussão e as chamadas ‘liras’. Nas bandas, se utilizam trombones, trompetes (nas marciais) e os instrumentos como sax e flautas, no caso das bandas musicais