Cinfaban, uma tradição de 29 anos

Ginásio Lauro Muller Soares foi palco das apresentações

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Ricardo Silveira).
(Foto: Ricardo Silveira).

Agremiações de diversas cidades do sul do Brasil, participaram no sábado, 17, do XXIX Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas (Cinfaban). O Ginásio de Esportes Lauro Müller Soares, em Porto União recebeu o evento, que é considerado um dos mais importantes do país.

O conceito ganha força pelo numero de edições que foi realizado, sendo que a cada evento, cresce o publico e agremiações participantes.

“O Cinfaban é um marco do Vale do Iguaçu, e a cada ano podemos comprovar isso, com a participação das agremiações e do público que nos prestigia”, disse o maestro José Carlos Gonçalves, um dos organizadores do evento.

Tradicionalmente o Cinfaban acontece no ginásio de esportes Lauro Muller Soares, mas, ao longo de sua história, o ginásio Isael Pastuch, e Complexo Esportivo da Uniuv, ambos em União da Vitória, foram palcos do evento.

A mobilização é grande das agremiações para participarem do Cinfaban.

“A partir do momento que lançamos o evento, percebemos os interesses dos maestros e demais integrantes das bandas e fanfarras para participarem conosco, e isso nos motiva para preparar da melhor forma possível”, enfatizou José Carlos.


O Cinfaban contou com 29 agremiações, sendo o primeiro a se apresentar a Banda de Percussão Fênix de Porto União. Ao longo do dia foram várias as apresentações, prendendo a atenção do público que foi ao ginásio.

cinfaban-portouniao-cultura (1)

Autoridades de Porto União estiveram prestigiando o Cinfaban, entre elas o prefeito Eliseu Mibach, o vice Percy Storck e a Secretária de Educação Aldair Muncinelli.

O mastro Raulino Bortolini, uma das referências no assunto em todo o Vale do Iguaçu – por muitos anos comandando a banda Municipal de União da Vitória – também esteve presente, e participou da entrega da premiação do evento.