Concerto de Natal do Instituto SIM abrirá novo ciclo “pós-pandemia”

Guerreira, a banda do Instituto SIM ensaia diante de novos desafios para cumprir seu primeiro concerto aberto ao público do ano.

Vencemos algumas batalhas, mas não a guerra: é bem verdade que a pandemia do Coronavírus e suas consequências ainda requerem diversos cuidados. Mas, aos poucos, a vida retoma o ritmo e a harmonia com os ajustes necessários diante da cautela.

Desse modo, o Concerto de Natal do Instituto Sempre Incentivando Música (SIM) marcado para o sábado, 18 de dezembro (20h), apresentará novidades em seu formato.

A começar pela entrada, gratuita. No entender da instituição, o momento econômico é um dos fatores para essa abertura. “Não está fácil para ninguém. Mas também uma forma de retribuirmos aos apoios que encontramos nesse período tão difícil para a arte e que possibilitaram mantermos essa chama cultural acesa”, destaca o presidente Celso Marczal que assumiu o cargo em maio de 2021. Tanto que o evento foi batizado de “Re-tributo”, num trocadilho que une o tributo musical do período ao aspecto da gratidão.

Para a noite musical, a banda recepcionará seus convidados com a necessidade de reservarem assentos, que serão espaçados e limitados em 120 cadeiras.
Além de álcool em gel à disposição da plateia, a orientação é pela obrigatoriedade no uso de máscaras para o público. Até mesmo os instrumentos utilizados pelos músicos deverão ter suas campanas fechadas por máscara. “Prudência e respeito. Estamos correndo com o tempo para adicionar mais esse cuidado, embora todos do staff em idade vacinal já estejam com suas doses”, observa o maestro fundador e coordenador Marcelo Storck.

Em abril 2021, quando a banda ainda corria risco de dissolução, Storck foi convidado pelo corpo docente do Instituto a retornar ao posto do qual estava afastado (por questões particulares) desde maio de 2018.

No programa, oito músicas ensaiadas por um heroico grupo de músicos remanescentes. “Indiscutivelmente a pandemia nos afetou em cheio. Quantitativa e qualitativamente, é inegável. Há quem tenha deixado o instrumento musical no período e, por consequência, a própria banda. Outro aspecto foi a redução das aulas e ensaios presenciais. Bravamente essas atividades foram mantidas, em partes, na modalidade online até que em outubro retomamos o presencial pleno. Mas isso interferiu até mesmo no nível técnico do repertório, muito embora eu entenda que isso não afetará a reação da plateia com relação ao programa”, disse Storck. Além das músicas, dois momentos- surpresa distintos estão agendados e fazem parte da estrutura artística que deve ser cumprida em até 1h30m.

A disposição da banda será outra novidade. “Estaremos ao centro do espaço da Igreja, com a plateia podendo se posicionar à frente, aos lados e aos fundos do staff. Além de proporcionar uma possibilidade de vislumbre diferente, sem a concepção tradicional de banda no palco, a ideia é fazer com que o público se poste como se abraçasse a banda. Ou seja, estaremos rodeados de bons amigos” explica o Maestro.

Evento antecipado e reservas

Para se manter, o Instituto conta com apoio de empresas patrocinadoras (WDD Motos, Auto Premier, Softniels, Butequin, Stasiak Contabilidade e CCN veículos) além da própria 1ª Igreja Batista de União da Vitória que cede espaço integral para aulas e ensaios enquanto a reforma da sede (Armazém da RFFSA) não fica pronta.

Além disso, como qualquer outra entidade, recorre a promoções. Uma delas será no próximo sábado. O concorrido risoto de frango com saladas, assinado pelo voluntário João Sonálio, será “almoço delivery” neste sábado (4) com cartão a R$ 25 para servir duas pessoas. Neste evento, o Instituto também conta – até o momento – com o apoio de outras empresas (como a X-Contábil, o Supermercado Chipitoski e a Academia Corpo Mania).

Já para reservar gratuitamente assentos (limitados em 120) para o “Re-Tributo”, basta acessar as redes sociais do Instituto SIM para entrar em contato ou mesmo diretamente pelo Whatsapp do Maestro Marcelo: 42- 9 88132176.

Serviço

O QUÊ: RE-TRIBUTO – Concerto de Natal Instituto SIM
QUANDO: 18 de dezembro de 2021 (20h)
ONDE – 1ª Igreja Batista de União da Vitória
Rua Barão do Cerro Azul, 277
INGRESSOS: Entrada franca
RESERVAS: : 42- 9 88132176.

 

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.