DESFILES: Prefeituras preparam momentos cívico e comemorativo

No sábado, tem desfile em homenagem à Porto União. Já na segunda, o momento lembra a Independência do Brasil

·
Atualizado há 9 anos

desfile-7desetembro-cidadesirmas
Hasteamento das bandeiras já começou: momento cívico pode ser acompanhado pela comunidade até o dia 7. (Foto:Mariana Honesko).

As prefeituras de União da Vitória e de Porto União trabalham já há alguns meses na organização dos desfiles do dia 5 e 7. Para o dia 5, é a Secretaria da Cultura do lado catarinense quem se debruça sobre a montagem dos roteiros. O desfile é comemorativo, em homenagem aos 98 anos de Porto União. Já para o dia 7, é a equipe da Secretaria da Educação de União da Vitória que dedica parte do seu tempo. Inclusive ontem, a comissão de organização esteve reunida para os últimos ajustes da festa que lembra os 193 anos da Independência do Brasil.

Como vai ser

Na segunda-feira, 7, feriado nacional, o desfile em União da Vitória envolve mais de 40 instituições escolares, civis e militares, bem como bandas e fanfarras. Ele começa às 9 horas, com concentração na Rua Visconde de Guarapuava, esquina com a Avenida Manoel Ribas. Já o palanque para as autoridades e convidados será montado na Rua Dr. Cruz Machado, esquina com a Avenida Manoel Ribas.

E, é na Avenida Manoel Ribas, esquina com a Rua Visconde de Guarapuava, que as corporações iniciam o desfile. Elas seguem até a Rua Matos Costa, esquina com a Frei Rogério, no município vizinho.

Já em Porto União, o desfile comemorativo é no sábado, 5, a partir das 14 horas. Ele percorre praticamente toda a extensão da Rua 7 de Setembro, no centro. Conforme o roteiro divulgado pela organização, 62 entidades participam. A dispersão é festiva: na Praça Hercílio Luz, junto à terceira edição da Festa das Etnias, evento que começa logo cedo e termina apenas à noite. Também na praça, haverá brinquedos infláveis e distribuição de doces. Tudo, gratuito. “Será um evento belíssimo, organizado por nós, mas que conta com apoio de todas as secretarias da prefeitura. Estamos preparados para esta grande festa”, garante o secretário da Cultura e Turismo, José Carlos Gonçalves.

Atenção aos motoristas

Em Porto União, por conta do desfile de sábado, o acesso à Praça Hercílio Luz e à Rua Sete de Setembro, já será bloqueado a partir das 12h30. A interdição vai até às 18 horas. Parte dos acessos das ruas Matos Costa e Prudente de Morais também fica interrompido durante o dia 5.

Em União da Vitória, a Polícia Militar (PM) não soube confirmar exatamente a definição das ruas mas, segundo a equipe, acredita que a interdição começa a partir das 6 horas da manhã – o desfile começa às 9 horas – já a partir da Padaria Zanetti e deve se estender por toda a Manoel Ribas.

 

Hasteamento das bandeiras

No dia 7, antes do Desfile Cívico-Militar, às 8 horas, será realizado o hasteamento das bandeiras, na Praça Coronel Amazonas. A população pode participar deste ato, bem como das demais cerimônias de hasteamento que ocorrem durante toda a semana, desde o dia 1º até o 7 de setembro.  As bandeiras Nacional, Estadual e Municipal são hasteadas às 8 horas e o arreamento é realizado às 17 horas.

 

Festa das Etnias

Alemães, italianos, japoneses, suíços. As etnias que formaram a região das Cidades Irmãs são homenageadas no evento. A festa, que destaca o vestuário e comida típica, começa às 9 e termina às 22 horas, no Espaço Estação União. “É uma valorização dos grupos que formaram a população de toda a região que ajudou nessa colonização”, lembra Gonçalves. A Festa das Etnias é o ponto alto de toda a comemoração dos 98 anos de Porto União.