EXPOSIÇÃO: ‘A Alma e a Felicidade’ fica aberta até 10 de junho

Obras de Israel Checozi estão na galeria Erich Herbert Will. Entrada é franca, com classificação livre

·
Atualizado há 5 anos

Israel Checozi: mais de 30 anos de carreira (Fotos: Mariana Honesko).
Israel Checozi: mais de 30 anos de carreira
(Fotos: Mariana Honesko).

Quem entra na galeria Erich Herbert Will encontra dois momentos de uma mesma exposição. De um lado, telas da série ‘Sombrinhas’, um conjunto de obras que tem na tinta forte e nas espatuladas, seu diferencial. De outro, obras sacras, onde os santos – inclusive Cristo – tem uma textura leve, onde sorriem. É disso que trata a mostra, ‘A Alma e a Felicidade’, do artista plástico, Israel Checozi.

“Essa exposição reúne algumas das obras que direcionam minha arte. De um lado a pintura sacra que tanto me realiza e do outro a alegria e a felicidade da série ‘Sombrinhas’, uma série criada em 2016 que tem agradado muito. Nesta exposição estou entregando o quadro de sombrinhas número cem”, conta. A mostra quebra o jejum de dois anos criativo do artista. “Essa exposição vem dar início a um período de muito arte, onde projetos individuais se destacam, porém, não deixando de lado a coletividade e parceria com outros artistas”.

A abertura da exposição aconteceu na noite de segunda, 20, e contou com a participação de apreciadores do trabalho, de amigos, de familiares e de autoridades. Checozi, emocionado, disse em seu discurso que o momento era o de agradecer. Usou a palavra ‘obrigado’, em diversos momentos.

Contudo, a realização da mostra é apenas mais uma cena de um capitulo cheio de trabalho. Até o final do ano, outros projetos acontecem. “Os projetos futuros, são voltados principalmente a educação e descoberta de novos artistas. Estou iniciando no município de Mallet cursos ofertados pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para crianças com alta vulnerabilidade social. Cursos de desenho Realista, Desenho de Animação, Desenho de moda e Pintura em Tela. Além destes cursos também sou professor do Curso de Desenho Realista e Pintura em tela para adultos no município de Mallet, uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Município”, antecipa Checozi.

Além da ‘A Alma e a Felicidade’, o artista já tem programado exposições importantes, em parceira com a Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória. São elas: Pintura e Vitrais, do artista plástico, Juliano Seco; arte sacra, da Irmã Marina Litvin e Arte Contemporânea, de Joelma Giaretta.

Alma feliz

A mostra segue na galeria até o dia 10 de junho, com visitação gratuita em horário comercial. A classificação é livre. A edição conta com apoio da Uniguaçu, Unespar, Prefeitura de União da Vitória e Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu. A organização é da Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória.

Sobre o artista

O tempo de carreira de Checozi se confunde com sua própria vida. É que a arte faz parte da minha rotina desde os cinco anos de idade. “São mais de 35 anos rodeado de papeis e tintas”, sorri.


Sombrinhas

Além de colecionadores particulares, a série está em diversas cidades brasileiras e em mais de seis países. Todas as obras deste conjunto acompanham certificado de autenticidade


Exposição 2
Obras compõem o acervo do artista e de quem já os adquiriu previamente: alma e felicidade, lado a lado