EXPOSIÇÃO: Arte pop e poesias mesclam mostra da artista Nádia Ayub

Parceria com o poeta, César Menegasso garante quadros que retratam trechos de poesias. Público pode visitar as obras até o dia 24

·
Atualizado há 5 anos

Mostra une arte pop com poesia: visitantes vivem imersão na arte (Fotos: Mariana Honesko).
Mostra une arte pop com poesia: visitantes vivem imersão na arte (Fotos: Mariana Honesko).

Poesia traduzida em cor. É assim, decifrável e quase palpável, que se comporta a mostra, ‘Eu não me importo mesmo estando em Porto’, da criativa artista plástica, Nádia Ayub. A exposição, aberta na semana passada, segue assim, para visitação, até o dia 24. As telas, em um total de 40, estão na galeria de Artes Erich Herbert Will, no térreo da Estação União, do lado paranaense. A visitação é gratuita e tem classificação livre.

A mostra é uma parceria artística. Nádia, emprestou seu talento para dar cor e imagem às estrofes de 40 poesias escritas pelo jovem poeta, César Menegasso. “O César, que tem mais de mil poesias, tinha o sonho de divulgar isso tudo. Combinamos de pintar uma estrofe de 40 poesias dele. Aí, surgiram 40 quadros, equivalente a 40 poesias dele”, explica a artista plástica.

Para tornar o projeto real, foram mais de dois meses de trabalho, quase diário. Mesmo cansativo, foi prazeroso: Nádia, de 66 anos, trabalhou ao lado de seu pupilo, César, de 26. “Ele foi meu aluno quando era menininho. A emoção dele me pegou profundamente a ponto de eu querer expor o trabalho dele por meio de quadros”, narra.

exposicao1

As obras não estão à venda. “O prazer do trabalho é jogar uma semente na juventude, para que os artistas sintam vontade de se expressar também”, justifica Nádia. Tanto é que, na mostra, uma das telas está inacabada. A intenção é de que o visitante veja de perto a técnica aplicada na tela e, quem sabe, faça com um artista desperte dentro de sim.

A visitação da mostra é gratuita e acontece em horário comercial.

exposicao3

EXPOSIÇÃO

O quê

Mostra, ‘Eu não me importo mesmo estando em Porto’ (Nádia Ayub e César Menegasso)

Local

Galeria de Artes Erich Herbert Will

Quando

Até o dia 24, em horário comercial

Quem

Classificação livre

Investimento

Entrada franca