EXPOSIÇÃO: Câmara empresta obra para mostra artística

Quadro assinado por Eugênio Schuvaloff pode ser apreciada na Galeria de Artes Eric Will

·
Atualizado há 5 anos

Tela é tombada pelo patrimônio histórico do município (Foto: CMUVA).
Tela é tombada pelo patrimônio histórico do município (Foto: CMUVA).

No centro, há placas informativas que apontam aonde o vau está. No prédio da prefeitura de União da Vitória, basta ir pelas escadas do imóvel para se deparar com uma pintura que tem o vau como protagonista. Eugênio Schuvaloff assina outra importante obra, onde o protagonista é eles mesmo, o vau. A peça fica no acesso ao plenário, na escadaria da Câmara de Vereadores.

E é justamente essa tela que poderá ser vista com mais atenção no evento. O Legislativo, acolhendo um pedido da professora, Ivanira Olbertz, integrante da Associação Amadeu Bona, e dos demais membros, entidade que assina a mostra, empresta a peça para que fique à disposição da observação da comunidade. “Essa exposição temática retrata através dos pinceis o famoso vau do Iguaçu que apesar de histórico, é pouco conhecido e valorizado”, comenta Ivanira.

Não se trata de uma tela qualquer. O quadro é do artista, Eugênio Schuwaloff, um russo que se erradicou em Porto União, faleceu em 1970 e é considerado o “pai das pinturas” no Vale.

Conforme o ex-funcionário da Casa de Leis, Luiz Dante Moretti, a peça é tombada pelo patrimônio histórico e está na Câmara há mais de cem anos. “Lembro quando foi feita a remoção do quadro, do prédio antigo da Câmara, onde era também a prefeitura antiga, na Praça Coronel Amazonas, para esse prédio atual”, lembra.

Ficou curioso para saber mais? Então, visite a mostra que abriu na noite do dia 2, na Galeria de Artes Erich Will.  A visitação das peças que contam com cores e pinceladas a história do vau, poderá ser apreciada até o dia 16, com visitação das 12 às 18 horas. A entrada é franca.