Livro histórico da cidade de Cruz Machado será reimpresso

A Coordenadora do Projeto, Schirlei Freder, afirma que a intenção é cultuar o passado; ela também é sobrinha-neta da autora

O livro elaborado pela professora Irene Fryder Rockenbach, ao longo dos anos de 1970 a 1995, e impresso em 1996, em breve ganhará uma nova vida na cidade de Cruz Machado, no Sul do Paraná. O manuscrito que – na época, ousou na coleta de relatos orais de moradores, empresários e lideranças políticas e religiosas, será reimpresso em 2020.

livro-cruz2
“A 1ª edição do livro encontra-se esgotada há vários anos e é importante fonte de consulta da memória e da história da cidade”

A iniciativa é da sobrinha-neta da autora Schirlei Freder, agora também coordenadora do Projeto, que embora tenha cunho independente, conta com o apoio de toda a família e parceria com empresas e associações locais e também com a Casa da Cultura Polônia Brasil de Curitiba (PR).

livro-cruz1
A iniciativa é da sobrinha-neta da autora Schirlei Freder, agora também coordenadora do Projeto

Segundo Schirlei, o projeto contempla toda a revisão do livro para reimpressão, a própria impressão, bem como o concurso cultural para a escolha de trabalhos artísticos para compor a nova edição do livro histórico.

“A 1ª edição do livro encontra-se esgotada há vários anos e é importante fonte de consulta da memória e da história da cidade, tanto é que é referenciado como única fonte de dados de Cruz Machado”, afirma.

Só felicidade …

Schirlei comenta que que a Professora Irene, hoje com seus 86 anos, está muito contente com a iniciativa. Atualmente ela mora em Cuiabá (MT).

“Parafraseando um trecho da obra ‘sendo as memórias “mestras da vida” (como diziam os sábios), nos ensinam a cultuar o passado, deixando à posteridade tudo o que sabemos, de nossa terra e de nossa gente, como uma continuação dos que nos antecederam – faróis a iluminar a estrada, suave às vezes, outras vezes ladeirenta na vida de um povo” (Irene Fryder Rochenbach, p. 06, 1996) ”.

O projeto carrega a intenção de oportunizar que as novas gerações tenham acesso à obra.

Doação

Parte da arrecadação da venda do livro será doado para a Apae de Cruz Machado.

Lançamento

O lançamento do livro está previsto para ocorrer no dia 6 março, data de aniversário de 53 anos da primeira missa rezada na Capelinha do Paredão, importante ponto de religiosidade do município e que estampa a capa da 1ª edição do livro.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta