NOSSAS RAÍZES: Escola Dídio Augusto trabalha a Araucária como tema do projeto

Turmas participam desenvolvendo desenhos, redações, culinária e outros trabalhos relacionados com o tema

·
Atualizado há 5 anos

(Fotos: Jaqueline Castaldon).
Escola vai concorrer no Programa Agrinho 2019 com o projeto (Fotos: Jaqueline Castaldon).

A Escola Municipal Professor Dídio Augusto, localizada no bairro Limeira de União da Vitória, está participando de mais uma edição do Programa Agrinho, iniciativa do Sistema Faep/Senar do Paraná.

O Programa Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP,  que há 23 anos leva temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares e incentiva a participação das escolas através do concurso com as categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e Município Agrinho.

Ganhadora por dois anos consecutivos, a escola participa na edição de 2019 com o tema “Nossas Raízes”, com o objetivo de resgatar a cultura local, evidenciando um dos maiores símbolos da região, a Araucária.

Segundo Gláucia Nogar, diretora da escola, todos os alunos se envolvem no projeto. “Cada turma trabalhou um pouquinho a Araucária, uns trabalharam culinária, releituras e lendas”.

A escolha da Araucária como tema aconteceu pela sua presença na região, e o perigo de extinção. “Se nós não cuidarmos, não ensinarmos nossos pequenos que precisamos cuidar, ela vai se acabando, então estamos resgatando isso”, explica.

As ações estão acontecendo desde o começo do ano, quando as professoras escolheram o tema. Já foram realizadas distribuições de mudas e exposições dos trabalhos na escola, que neste ano, conta com aproximadamente 200 alunos, entre 5 e 11 anos.

Agora em agosto, abrem as inscrições no Programa Agrinho, e no final de outubro, o resultado é divulgado. “Participamos em várias categorias, na redação, desenho, e participamos também da Escola Agrinho, e alguns professores estarão enviando as experiencias pedagógicas”, explica.