Obra apresenta trabalho de 200 artistas plásticos

“Entrevistando a Arte” é da professora, Ivanira Olbertz e será lançado hoje

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

ivanira
Ivanira Tereza Dias Olbertz (Foto Arquivo JOC)

Foram quatro anos de pesquisa e muito trabalho. O resultado é satisfatório mas para a autora, ainda com necessidade de continuação, ganhou capa e contracapa. Logo mais, às 20 horas, a obra “Entrevistando a Arte” será oficialmente apresentada. A coletânea – uma enciclopédia ilustrada com 840 páginas – faz um recorte das particularidades da arte de cerca de 200 profissionais. Todos são moradores nas Cidades Irmãs ou nos municípios vizinhos. “É uma pesquisa de campo e uma seqüência do que comecei em sala de aula, com os alunos da 5ª. série do Colégio Cid Gonzaga”, conta a professora de Língua Portuguesa, Ivanira Tereza Dias Olbertz.

Nos bancos escolares, os 32 alunos da época entrevistaram os artistas da região. “Todos responderam a entrevista e o livro manteve-se fiel à elas”, conta. O “toque” de Ivanira foi perceber nas respostas curiosidade e detalhes mais relevantes. A partir deles, as histórias ganharam mais dimensão. “Não foi fácil. Costumo dizer que foi meu quinto parto, mas o mais difícil”, compara, com bom humor, em uma referência ao nascimento de seus quatro filhos.

Lançamento do livro 00
Lançamento é aberto ao público: convite está até na Manoel Ribas

O novo herdeiro nasceu mas precisou ser editado. A primeira versão tinha mais de 1.200 páginas. Para não ser publicado em dois volumes, exigiu releitura. A orientação foi da própria editora, contrata em Curitiba para o trabalho. O material excedente já tem destino: ele vai ser divulgado em uma nova publicação mas antes, ficará disponível nas redes sociais. “O livro é totalmente ilustrado e de capa dura”, orgulha-se Ivanira.

Lançamento

Desde ontem, artistas naturais da região mas hoje moradores de outras cidades já sinalizam sua chegada. A cerimônia de lançamento do livro será no Clube Aliança e é aberto ao público. O evento tem traços mais festivos, que não prevêem, inclusive, sessão de autógrafos. “Desde o começo eu disse que não queria autografar os livros. Não me sinto uma escritora. Na verdade, é uma noite para comemorar”, sorri.

A noite contará ainda com apresentação do Grupo Kalena, de duas cantoras curitibanas e exposição da produção dos artistas entrevistados. A pêssanka, com raízes ucranianas, por exemplo, também estará à mostra.

Sobre a autora

Ivanira comemora o lançamento da obra com alegria dupla. Neste mês, completou mais um aniversário. “Agora sou sexagenária”, conta, revelando com elegância a idade. Casada, mães de quatro filhos – inclusive de gêmeos – é professora de Língua Portuguesa.

“Entrevistando a Arte” é sua primeira produção. “Acho que o resultado foi alcançado mas sinto que não acabou. Sinto que preciso fazer mais pra ajudar o artista de nossa cidade. Ele não precisa sair daqui para viver, para divulgar seu trabalho”, diz. “A alegria deles é a minha também”, completa.

O livro

A obra será vendida por R$ 160. Hoje, durante o lançamento, haverá máquinas para a compra com cartão de crédito. O livro pertence à coleção Vale do Iguaçu, número 106.