Onde estão os R$ 150 mil?

Verba que seria usada para restauração da casa do Coronel Amazonas estaria depositada, no aguardo de licitação

·
Atualizado há 5 anos

Casarão será o primeiro centro Cultural do Distrito de São Cristóvão (Foto: Mariana Honesko)
Casarão será o primeiro centro Cultural do Distrito de São Cristóvão
(Foto: Mariana Honesko)

O ano de 2018 terminou com indicativo positivo para a preservação histórica do município de União da Vitoria. Fruto de economia dos vereadores, o repasse anual contemplou entidades culturais e esportivas da cidade, inclusive o Casarão dos Amazonas.

A Casa do Coronel Amazonas, localizada no Distrito de São Cristóvão, é tombada ao Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de União Vitória, com a finalidade de transformá-la em um centro de documentação, memória e pesquisas.

Desde 2012, a casa é objeto de desejo de restauração. Em 2006, o espaço foi cedido pela prefeitura de União da Vitória, na gestão do então prefeito Hussein Bakri, em comodato para a Faculdade Fafiuv.

Porém, um documento elaborado em agosto de 2006 pela Instituição devolve o patrimônio à Prefeitura. Demorou quase sete anos para ser reconhecidamente imóvel de posse do município.

A casa chegou a ser esconderijo de marginais, ponto de consumo de drogas e de prostituição e chegou a ser invadida. No repasse da câmara vereadores foi destinado R$ 150 mil para que o local seja restaurado e repassado para entidades culturais.

Em abril durante as seções, vereadores questionaram o que foi feito com o dinheiro destinado ao Casarão. A resposta chegou oficialmente pelo Secretário de Cultura e vice-prefeito Bachir Abbas (Sem partido).

Conforme o secretário, a verba está depositada na conta da Secretaria esperando a licitação para conhecer quem vai restaurar a casa.

Abbas, adiantou que não se trata de uma simples reforma, e sim da restauração de um patrimônio histórico do município. “Já estivemos diversas vezes conversando com o setor de planejamento, que já está elaborando um projeto mais demorado justamente por ser um projeto de restauração desse patrimônio histórico, é preciso tomar alguns cuidados, mas neste momento, já está sendo finalizado dentro de alguns dias”, explicou.

O Secretário disse ainda que depois de finalizado o projeto, será feita a licitação. Abbas confirmou que o objetivo da Prefeitura depois da revitalização, é a transformação do casarão em espaço cultural, o primeiro do Distrito de São Cristóvão. “Conversamos com a Unespar, com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus local e vamos conversar com todas as entidades ligadas à cultura, para que o espaço não fique sem utilidade. A ideia é promover aulas de dança, teatro e outras manifestações culturais”, disse.

Casarão histórico

(Foto: Mariana Honesko).
(Foto: Mariana Honesko).

O Coronel Amazonas de Araújo Marcondes nasceu no dia 17 de dezembro de 1845 e faleceu em 23 de dezembro de 1924. Sua chegada em União da Vitória, aconteceu em 1880, e logo comprou a Fazenda Passo do Iguassú.

Ao participar do processo de apropriação dessa região, o Coronel Amazonas consolidou o povoado e, consequentemente, a cidade de Porto União da Vitória, construindo sua casa, chamada de Vila Maria.

Politicamente, o Coronel Amazonas participou ativamente do processo de criação em 1890 da Intendência Municipal de União da Vitória, separando-se de Palmas.