Traiano confirma liberação de recursos para a pavimentação da Rota do Vinho

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

O deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa, comemorou o sucesso de sua ação, junto ao governo do Estado, para a liberação de recursos para a pavimentação de quatro quilômetros, com seis metros de largura da Rota do Vinho em Bituruna.

“É uma obra fundamental para a conversão da cidade, de fato e de direito na Capital Paranaense do Vinho”, disse Traiano, ao lembrar que esse título foi concedido a Bituruna por lei aprovada pela Assembleia.

Traiano destacou que sempre teve uma ligação pessoal profunda com Bituruna.

“Cidade onde tenho muitos amigos e essa ligação se aprofundou quando o prefeito, Rodrigo Rossoni, me indicou como representante da cidade junto ao governo do Estado. Essa condição fez com que eu buscasse com ainda maior afinco defender os interesses da cidade junto ao governador Carlos Massa Ratinho Junior. E um dos frutos desse trabalho está aí, com a liberação dos recursos para a pavimentação da Rota do Vinho”.

Rodrigo Rossoni, prefeito de Bituruna e Ademar Traiano
Rodrigo Rossoni, prefeito de Bituruna e Ademar Traiano

A Rota do Vinho não é a primeira iniciativa do deputado Traiano para consagrar a vocação de Bituruna como uma importante produtora de vinho e uva. O deputado já ajudou o município liberando recursos da ordem de R$ 600 mil, para a cobertura do parque de eventos onde são realizados eventos esportivos e culturais como as festas da Uva, Festa do Vinho e os famosos rodeios regionais de Bituruna, importantes eventos que incentivam o turismo e a economia da cidade.

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

A Rota do Vinho, que deve fomentar o turismo na região de Bituruna vai estabelecer um circuito turístico importante na cidade. O município possui atualmente cinco vinícolas mantidas pela agricultura familiar e que produzem vinhos de mesa, vinhos finos, vinhos coloniais, suco de uva e outros derivados.

Além disso, também há forte comercialização de uvas no primeiro trimestre do ano. Muitos anos antes do reconhecimento estadual, a administração municipal já impulsionava o setor. Exemplo bem sucedido desses esforços é a Festa do Vinho, realizada a cada 2 anos e que já está em sua 11ª edição, e a Festa da Uva, que já chegou a sua 27ª edições.

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

O ex-prefeito Claudinei Castilho e o ex-deputado federal Valdir Rossoni também tiveram importante papel na consolidação da cidade como polo do vinho e da uva. Eles realizaram o projeto de pavimentação primeira etapa de pavimentação da Rota do Vinho na Linha Engano.

Por essa iniciativa foram recuperados 6,5 quilômetros com recape asfáltico, pintura da via, sinalização e novos trevos. A obra não recebia uma grande manutenção desde sua construção, 20 anos atrás. Foram investidos cerca de R$ 1,6 milhões de recursos vindos do governo do Estado com contrapartida municipal.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.