Curso de instalação elétrica tem início

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Jair Nunes).
(Foto: Jair Nunes).

Teve início depois de uma rápida solenidade na tarde desta terça-feira, 12, os cursos de Instalação Elétrica Predial, Comando Elétricos Industriais e Instalação de Alarmes, Cercas e Portão Eletrônico. O curso não tem custas para os 120 alunos e é fruto de uma parceria entre a prefeitura de União da Vitória e o Senai.

Conforme o vendedor do Senai, Jean Capellari, a estrutura móvel está avaliada em R$ 2 milhões e está equipada com o que é de mais moderno para atender as necessidades dos alunos. “Existem quatro estruturas móveis espalhadas pelo Paraná. No ano passado elas estiveram em União da Vitória e agora está busca formar mais 120 novos profissionais preparados para o mercado de trabalho”, disse.

O prefeito Santin Roveda disse que a qualificação profissional ajuda na melhoria dos quantitativos de carteiras assinadas. “Não basta trazer uma grande indústria, temo de qualificar nossos trabalhadores. Muitos deles se tornam microempreendedores e outros que são absorvidos pelas empresas da nossa própria região”, explica o prefeito.

A chefe da Agência do Trabalhador de União da Vitória, Tatiane Stacechen, disse que essas qualificações ajudaram a proporcionar um salto no ranking do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. “Em 2016 estávamos mal colocados no Ranking. O município mais demitia do que contratava. Em 2016m dos 399 municípios do Paraná estávamos na posição 254. Em 2017 passamos para a 65ª posição e agora estamos na 19º. Entramos no top 20 do Paraná na geração de empregos com carteira de trabalho. Não fossem esses investimentos o município continuaria nas últimas posições, disse.

A estrutura fica até abril na Estação União e pretende formar 120 novos trabalhadores em plenas condições de disputar no mercado de trabalho. A administração deu a entender é que os próximos cursos serão na área de mecânica de motor de automóvel e a volta do curso de panificação.