Nota da Redação

·
Atualizado há 3 anos

Na tarde do último sábado, 22, a reportagem do Portal Vvale publicou texto sobre o triste número de mortes registradas no município de Irati (PR) desde o início da pandemia. Com o título “Irati passa dos 100 óbitos por Covid-19”, o texto trazia detalhes sobre o Decreto Municipal nº 330/2021, que passou a vigorar desde a quinta-feira, 20, e outras medidas e restrições adotadas pela administração municipal diante da pandemia.

Ocorre que a postagem original continha um erro no seu título. A palavra mil deixou o número de vítimas absurdamente alto, totalmente fora da realidade, pois “100 mil óbitos” em um município com 61.088 habitantes (essa é a última estimativa divulgada pelo IBGE sobre o município de Irati), não faz sentido algum. O erro, humano, mas inaceitável, foi prontamente corrigido, apenas alguns minutos após a publicação no Portal.

Infelizmente, nenhuma das vidas perdidas, sejam 100, 100 mil ou as mais de 450 mil registradas em todo o Brasil poderão ser recuperadas. Nosso erro também ficará na memória, principalmente no inconsciente dos profissionais da redação do Portal Vvale. Somos jornalistas, estamos desde o início da pandemia cumprindo o ofício incansável de noticiar tudo que que acontece aqui no Vale do Iguaçu. Escolhemos esta profissão, escolhemos fazer jornalismo sério, profissional, levando informações que realmente fazem a diferença na vida dos nossos ouvintes, leitores e seguidores. Mas, mesmo sem intenção, também erramos.

Pelo erro, nosso sincero e honesto pedido de desculpas, principalmente à população do vizinho município de Irati.

Eduardo Carpinski
Editor-chefe do Grupo Verde Vale de Comunicação