A Black Friday, Sexta-feira negra em português, foi adotada pelos brasileiros a pouco tempo, lojistas ainda estão se acostumando com o feirão. Em União da Vitória e Porto União a edição deste ano da Black Friday está mais cautelosa que nas edições anteriores. Os chamados para as promoções são tímidos. A loja Salfer, por exemplo, que aderiu ao feirão, não pintou vitrines e nem cartazes. Mas, conforme o gerente, vai prorrogar a campanha por dois dias. “A loja vai estar nesta sexta e sábado com até 80% de desconto”, conta Jefersson. A linha de eletrônicos vai chegar aos 35% de desconto.
Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Luciano Karpovisch, o foco do comércio local não está na Black Friday e sim nas festividades de final de ano e pagamento do 13º salário. “É um feirão isolado, os associados não entraram para a Black Friday, poucas lojas quiseram participar, mas no que estamos apostando nossas fichas mesmo é com o Natal”, confirma.
Karpovisch ainda comenta que há uma possibilidade de trabalhar com a Black Friday no próximo ano, só se os associados tiverem interesse.
Contudo, não é na loja física que os descontos fazem sucesso nesta sexta-feira e sim no comércio online. Na internet a onda Black começou no início do mês. Sites chegam a anunciar produtos com 90% de descontos, mas, o Procon alerta: descontos podem ser falsos e com isso a atenção deve ser redobrada.
E para não entrar na “Black Fraude” o site de consulta de empresas online, Reclamingão, lançou uma lista de quais lojas evitar na Black Friday. Lá você digita o nome da loja e consegue verificar se ela é confiável ou não.
Para evitar as armadilhas do evento os preços devem ser consultados muitos dias antes da Sexta-feira Negra, as marcas que possuem loja física também são mais recomendadas para as compras online. Ofertas que chegam por e-mail podem ser fraude, então, evite-as. Quando já tiver efetuado a compra fique atento com as especificações do produto e, por último, não crie expectativas, nem todos os produtos que você quer vão estar em promoção no feirão.
O que é a Black Friday
O termo em inglês foi criado pelos varejistas norte-americanos que viram uma possibilidade de aumentar as vendas na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. Neste ano a data caiu amanhã e os descontos podem ser aproveitados a partir da meia noite de hoje.