CASHBACK: Modalidade beneficia consumidores e lojas parceiras

Apenas em 2019, postos de combustíveis já devolveram mais de R$ 5 milhões para os clientes que usam o sistema

·
Atualizado há 4 anos

Já imaginou comprar um produto e parte do dinheiro investido voltar para seu bolso?

Essa é a proposta do cashback, termo em inglês que literalmente traduz para “dinheiro de volta”.

O cashback é um sistema que permite a devolução de parte do dinheiro gasto para o cliente, tendo uma proposta parecida com os programas de fidelidade, mas que, ao invés de reverter em pontos ou descontos, passa uma porcentagem calculada de volta para a carteira digital do usuário, no site ou aplicativo da plataforma.

A modalidade pode ser usada tanto em lojas físicas quanto virtuais, desde que elas sejam cadastradas na plataforma escolhida. Nas lojas virtuais, é possível ver as que oferecem a vantagem no site da própria plataforma, que redireciona para as lojas parceiras, calcula e repassa a quantia para o usuário.

Já no comércio tradicional, existem máquinas de cartões específicas para o cashback, que também repassa o lucro para a conta do usuário.

Existem diferentes formas de receber o dinheiro de volta, dependendo da plataforma. Enquanto algumas devolvem diretamente na conta bancária do usuário, outras oferecem o pagamento via PayPal, Bitcoin ou então como bônus no aplicativo, para usar nas próximas compras em lojas parceiras.

Confira no infográfico como é o processo:
cashback-economia-tecnologia

De acordo com o levantamento feito pela plataforma Beblue, os postos de combustíveis são os estabelecimentos brasileiros que mais distribuíram cashback em 2019, com mais de R$ 5 milhões devolvidos aos clientes, representando 61,30% das participações no sistema.

Em segundo lugar vem os restaurantes, que devolveram mais de R$ 1 milhão e são os estabelecimentos que oferecem a maior porcentagem de cashback, com uma média de 7,8%.

Atualmente, são cerca de 3.300 lojas online cadastradas nos sistemas de cashback no país, e 7.500 lojas físicas, oferecendo uma gama de oportunidades para que os consumidores saiam no lucro.