CDL do Vale do Iguaçu espera aumento de vendas no Dia das Mães

Data é considerada a mais importante do primeiro semestre para o comércio

·
Atualizado há 3 anos

dia-das-maes-comercio-reproducao (2)

O comércio do Vale do Iguaçu se prepara para aquela que é tida pelos varejistas como a principal data comemorativa do primeiro semestre: o Dia das Mães. A expectativa é de que haja um aumento de 8% nas vendas em comparação com 2020, segundo sondagem feita com comerciantes locais pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de União da Vitória e Porto União.

Segundo o Diretor de Relações Públicas da CDL União da Vitória e Porto União, Thiago Jorge Iwanko, produtos como roupas, calçados, acessórios, perfumes e cosméticos devem ser os mais procurados por àqueles que irão presentear sua mãe no próximo domingo, 09. O ticket médio, ou seja, a média de valor gasto da compra de presentes deve ficar em torno de R$197,00.

“O dia das mães é uma data muito especial para o comércio, era a principal data depois do natal. Entretanto, essa data andou perdendo a segunda posição para a Black Friday, mas ainda assim costuma ser muito forte em vendas. Pelo que vimos, o ticket médio em nossas cidades será o mesmo que o nacional. Esse índice tem refletido muito bem nas pesquisas anteriores o consumo em nossas cidades”, comenta.

Além de marcar o momento de homenagear alguém especial, neste ano o Dia das Mães ganha uma importância ainda maior para os varejistas, com a esperança de que o público faça suas compras nas lojas da região, fomentando, assim, o comércio local.

“Por essa data envolver uma pessoa tão especial na vida das pessoas, é uma data que mesmo com as incertezas e inseguranças causadas pela pandemia da COVID-19 as pessoas acham um jeitinho de presentear as suas mães, acredito que até como um meio de compensar o distanciamento social que estamos vivendo. E saliento que as empresas estão todas adaptadas e preparadas com as medidas protetivas exigidas ao combate do covid-19 para assim poder receber seus clientes”, aponta Thiago.

Mas, mesmo com todos os protocolos de segurança sendo seguidos, a CDL ressalta a importância de que o cliente, se possível, adiante suas compras para evitar aglomerações.

“Pedimos para que os clientes não deixem para fazer suas compras de última hora como já é de costume dos brasileiros. Falo isso para evitar aglomerações e, principalmente, pela possibilidade de alguns clientes ficarem sem conseguir comprar o presente tão especial que a sua mãe merece, já que por medidas preventivas as empresas estarão trabalhando com limitação de clientes internamente em suas nas lojas” explica Thiago.


Panorama Nacional

 Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, estima-se que 122,9 milhões de brasileiros comprem algum tipo de presente para o Dia das Mães. Em média, os consumidores pretendem comprar dois presentes. A expectativa é que a data movimente, nacionalmente, 24,3 bilhões de reais.

Os principais motivos apontados por quem não pretende presentear são:

  • ter a mãe falecida (68,6%), não ter costume de comemorar a data com presentes (11,2%)
  • e não ter dinheiro (8,1%).

Já os motivos entre quem tem a intenção de dar um presente no domingo são:

  • retribuição de carinho (55,7%),
  • considerar esse um gesto importante (21,9%)
  • e ter costume de presentear pessoas que gosta (20,3%).

Quanto ao valor do presente, 27% da população pretende gastar entre 51 e 100 reais; 24,1% entre 101 a 200 reais; 18,5% gastará mais de 400 reais; 17,2% pretende gastar entre 201 e 400 reais; e 12,9% deseja gastar até 50 reais. O valor médio entre os homens é de 255,99 reais, enquanto que as mulheres pretendem gastar, em média, 170,89 reais. Entre os que pretendem pagar o presente de forma parcelada, 25,4% fará o pagamento em três parcelas; 23,7% em cinco ou seis parcelas; e 16,9% em duas parcelas.

A pesquisa também mostrou que 41,2% pretende comemorar a data na casa da mãe, e 35,6% na própria casa. Já 7,9% da população pretende comemorar o Dia das Mães à distância, desses, 88,3% citam a pandemia como razão.


Serviço

No sábado, 08, a CDL União da Vitória e Porto União promove mais uma edição do Sábado Mais. Neste dia, as lojas ficarão abertas até às 16h, visando proporcionar mais tempo para que o público realize suas compras.