Combinação de datas exige malabarismos

Copa, Dia dos Namorados e a chegada das festas juninas já estão expostas em supermercados e casas comerciais. Espaços são recicláveis

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Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Mercados: decoração mescla as cores da bandeira com o aroma das flores para o Dia dos Namorados e eletroeletrônicos, para a Copa
Mercados: decoração mescla as cores da bandeira com o aroma das flores para o Dia dos Namorados e eletroeletrônicos, para a Copa

Tudo junto. Tudo misturado. Não é possível escapar do efeito. Diante de três datas comemorativas próximas, os lojistas precisam driblar o estoque de produtos com o pouco espaço para decoração e exposição. Não é tarefa fácil mas os proprietários e funcionários das casas comerciais tem demonstrado habilidade no meio de campo.

A atitude é fundamental: no dia 12 de junho, por exemplo, a Copa estreia no Brasil e é neste mesmo dia que os namorados celebram sua única data no ano. O jogo de cintura pode ser ainda mais exigente. No próximo mês, as festas típicas solicitam bancadas próprias, para a exposição de iguarias consumidas especialmente nesta época. “E ainda temos o Inverno, que exige que coloquemos as massas, por exemplo, em evidência”, lembra o gerente de departamento da loja da rua Prudente do Superpão, em União da Vitória, Anderson Lodi. No supermercado, segundo ele, o aproveitamento do espaço é fundamental e é o que garante sucesso nas vendas. “Para o Dia dos Namorados não temos nada específico mas para a Copa, temos televisores, bandeiras. Vamos montar um campinho de futebol também. Para a festa junina, já temos as barraquinhas com a venda de doces”, revela. “O mais complicado é o espaço físico da loja. Mas sempre se dá um jeito”, sorri.

Vendedoras apostam no bom uso do pouco espaço: na Schok, vitrines expõe datas diferentes
Vendedoras apostam no bom uso do pouco espaço: na Schok, vitrines expõe datas diferentes

Foi assim, com jeitinho, que as funcionárias da Schok Presentes, em Porto União, garantiram a exposição de produtos verde e amarelo e corações, para os apaixonados. “Dividimos a loja para oferecer produtos para as duas datas. Não é difícil. Dá para conciliar”, contam as vendedoras, Juziane, Aline e Édina. Por lá, as vendas seguem pacatas. A expectativa é para a reta final, tanto para a Copa quanto para o Dia dos Namorados. “O pessoal sempre deixa para a última hora. Isso é comum em todas as datas”, afirmam.

A proprietária da Weber Haus, também em Porto União, optou pela facilidade: apenas as duas casas de São Cristóvão, em União, vão ter produtos para as duas datas. “Aqui, no centro, é só para o Dia dos Namorados mesmo. Sou brasileira mas aqui não investi na Copa”, sorri Marilu Aparecida Rondin. A aposta é de boas vendas aos casais. “Ano passado foi excelente. Neste ano é que não sabemos como vai fazer porque a data é junto com a Copa”, comenta.

Marilu Rondin escolheu apenas uma data para investir: patriota, mas torcida é para o futebol
Marilu Rondin escolheu apenas uma data para investir: patriota, mas torcida é para o futebol

As três datas conseguiram destaque na loja Vogel, no centro de União. A casa é de comércio popular e em sua única vitrine, conseguiu expor parte dos produtos que comercializa. Copa, Dia dos Namorados e festa junina aparecem juntas. “Já colocamos quadrilha e tudo. Está tudo misturado na vitrine. A gente fez do nosso jeito”, diz, com simplicidade, uma das funcionárias da casa.

Para a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), apenas o Dia dos Namorados terá um incremento maior nas vendas e, portanto, na economia das Cidades Irmãs. “É uma data mais tradicional e que vai prevalecer. Dia dos Namorados é uma data chave, que também traz bons resultados. É uma fatia considerável, que contribuiu para as vendas inclusive das peças de Inverno, já que é bem na entrada da estação mais fira”, avalia o presidente da entidade, Luciano Karpovisch. “A Copa é segmentada. Ela influencia a venda do material esportivo mas nos outros, não tem tanto impacto”, completa. No caso das festas juninas, com exceção das casas de aluguel de trajes típicos, o foco comercial fica concentrado no setor de alimentação. “É uma data que tem peso mas menos expressivo”, conclui.

De todas as formas, a orientação dos órgãos de proteção ao consumidor recomenda pesquisa de preço. Especialmente nos dias que antecedem à data, o ideal é percorrer lojas, checar, anotar e colocar as informações na ponta do lápis antes de fechar negócio.