DIA DOS NAMORADOS: Valor do presente será maior neste ano

Pesquisas de intenção de compras apontam, no entanto, que menos casais serão presenteados na data

·
Atualizado há 5 anos

Vitrines e seus corações: tudo pronto no Vale do Iguaçu, para a data mais romântica do ano (Fotos: Mariana Honesko).
Vitrines e seus corações: tudo pronto no Vale do Iguaçu, para a data mais romântica do ano (Fotos: Mariana Honesko).

Passado o Dia das Mães, lembrado em maio, os lojistas se preparam para mais uma data de movimento. É o Dia dos Namorados, que neste ano, cai em uma quarta-feira, 12. Embora as sondagens de intenção de compras apontem para um menor número de casais trocando presentes, o valor da compra será maior na comparação com 2018.

O levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio/PR) por exemplo, mostra isso. O percentual de apaixonados que pretendem presentear na data é de 61,2%: em 2018, a intenção de compra era de 64,5%. Ainda assim, nos anos anteriores o percentual de apaixonados dispostos a agradar com um presente era menor: 54,6% em 2017 e 58% em 2016.

Entre os que não irão presentear, a principal causa apontada não é econômica, mas sim, não ter um relacionamento estável. Já entre aqueles que possuem um parceiro, a falta de condições financeiras é um dos principais impedimentos.

E quem vai gastar, deve desembolsar quase R$ 200, uma alta no ticket, na comparação com anos anteriores. “A previsão de gastos é que seja de R$ 180 por cliente”, confirma o diretor de Relações Públicas da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de União da Vitória, Thiago Iwanko. Os presentes se repetem: de novo, lideram o ranking as roupas, itens de joalheria e ótica, perfumes, cosméticos, flores, calçados e jantares. “Segundo pesquisa com associados, 48% dos comerciantes esperam vender mais no Dia dos Namorados deste ano, 41% esperam vender o mesmo e 7% esperam vender menos”, aponta Iwanko.

Crescimento em vendas

Ainda conforme o diretor de Relações Públicas, “o Dia dos Namorados deve ter um crescimento de 6% comparado com o mesmo período do ano anterior”. Contudo, essa elevação, conforme o diretor, está se constituindo maior que foi no ano passado, que foi de 1,63%. A data, no calendário dos lojistas, é a quarta mais importante. Ela ocupava o terceiro lugar, mas foi ultrapassada pela Black Friday. Ainda assim, o Dia dos Namorados serve como termômetro para o Natal.

Preparação para a data

No Vale do Iguaçu, faltando menos de uma semana para o Dia dos Namorados, a CDL prepara promoções, decoração especial das vitrines e até facilidade no crédito. No dia 8, a campanha Sábado +, que estende o funcionamento dos espaços até às 16 horas, também acontece. “Mesmo assim, pedimos que as pessoas não deixem as compras para a última hora, pois podem não encontrar o que procuram”, alerta Iwanko.