
Faltam três semanas para o Dia dos Pais, mas, muitos lojistas das Cidades Irmãs estão pensando longe. Alguns estabelecimentos, por exemplo, garantem a decoração com gravatas, sapatos, meias e várias tonalidades azuis.
A data, que neste ano cai em 9 de agosto, não pode ser comparada com o Dia das Mães, um dos carros-chefes do comércio. Mas, também não fica tão atrás assim: para os filhos, vai sobrar um cantinho no coração e na carteira. Conforme o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de União da Vitória, a expectativa é de que, em média, a intenção de compras fique na casa dos R$ 100. “Na verdade, o presente deve custar entre R$ 90 e 120”, calcula, Luciano Karpovisch. Mesmo com a crise, portanto, a quinta melhor data do ano para quem está atrás dos balcões, promete fomentar a economia no próximo mês.
Os setores do vestuário e dos calçados atuam como “coringas”. “O frio combina com a data e com as promoções destes dois segmentos. É um presente bom, barato e certeiro”, avalia o presidente da CDL. As promoções da linha “pesada” de roupas, vale lembrar, seguem até novembro. “A compra nestes setores é sempre boa opção”, garante Karpovisch.
Devem ganhar um reforço interessante neste ano, ainda, as compras alternativas. Jantares, viagens e até massagens – porque não? – podem agradar os mais variados perfis de “papais”.
Portas abertas até mais tarde
De acordo com a CDL, as portas dos estabelecimentos comerciais ficam abertas até às 16 horas no dia 8 de agosto. A data antecede o Dia dos Pais e combina com a semana de pagamento. É possível que algumas casas abram até mais tarde ou, ainda, no domingo. Oficialmente, a CDL informa que é até às 16 horas o período de atendimento.
Ranking comemorativo
1º – Natal
2º – Dia das Mães
3º – Dia dos Namorados
4º – Dia das Crianças
5º – Dia dos Pais