Empresários do sul e sudoeste paranaense conhecem aplicações do Varejo 4.0

Seminário Foco, parceria entre Sebrae/PR e Fecomércio PR, foi promovido na feira Inventum, em Pato Branco

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Atualizado há 4 anos

Empresários do Sudoeste e de São Mateus do Sul participaram do evento, em Pato Branco (Foto: Antônio Menegatti).
Empresários do Sudoeste e de São Mateus do Sul participaram do evento, em Pato Branco (Foto: Antônio Menegatti).

Empreendedores do comércio varejista participaram, na tarde deste domingo, 10, do Seminário Foco – Cenários e Tendências de Inovações do Varejo 4.0, no Parque de Exposições de Pato Branco, durante a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2019.

O evento, realizado pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, contou com a parceria do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco (Sindicomércio) e atraiu 180 pessoas. As associações empresariais de Francisco Beltrão (ACEFB), Dois Vizinhos (ACEDV), Ampére (Aceamp), Mangueirinha (Aciman) e São Mateus do Sul (ACIASMS) também foram parceiras e organizaram caravanas para o Seminário.

Na programação, palestras sobre “Perfil comportamental & Comportamento de Consumo”, com Renata M. de Sá, e sobre “Varejo 4.0 – Transformação digital, inovação e tendências”, com Pâmela Crysalis Basso, além de apresentações de três startups que atuam no varejo e de parceiros dos Programas do Sebrae/PR e Fecomércio PR.

O coordenador do departamento de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, participou do Seminário Foco e destacou que um dos objetivos do evento foi apresentar soluções tecnológicas e inovadoras locais para os empresários. E ressaltou a importância do suporte do Sindicomércio.

“O Seminário Foco está acontecendo em Pato Branco pela força do Sindicomércio no âmbito estadual. O sindicato tem sido parceiro dos programas de fortalecimento do comércio, sempre buscando melhorar a atividade econômica regional”, destaca Paikan.

Ciro Conte Chioquetta, vice-presidente do Sindicomércio, ressalta que a realização do Seminário Foco durante a Inventum proporcionou a convergência dos setores de tecnologia e do comércio. “A feira conta com o apoio do Sindicomércio desde sua primeira edição e aproximar empresários do comércio varejista das empresas de tecnologia e das novas tendências em inovação nos deixa felizes em proporcionar o fortalecimento do comércio regional”, analisa Ciro.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, afirma que o Seminário Foco é uma forma de oportunizar conhecimentos aos empresários do comércio. “É um momento de integração e que nos permite proporcionar conteúdos relevantes para o setor. A geração de novos conhecimentos contribui para que os comerciantes possam ser mais competitivos e já projetarem novidades para as vendas de Natal”, vislumbra Cesar.

A empresária Noeli de Souza, proprietária de loja de confecções em Francisco Beltrão, acompanhou toda a programação do Seminário.

“Foi um evento inovador, pois trouxe informações sobre as novas tendências do varejo e também do comportamento dos consumidores. Mostrou que as pessoas não querem só o produto, querem uma experiência única. O Seminário Foco fez a junção das tecnologias que estão surgindo com o novo perfil dos consumidores”, observa Noeli.

Rafael Stefanello, dono de uma empresa do setor de Tecnologia da Informação em São Mateus do Sul, também esteve em Pato Branco.

“Participei do Programa Varejo Mais em Ação [também parceria do Sebrae/PR e Fecomércio PR] e, agora, do Seminário, que trouxe informações interessantes e também inspirações para os negócios”, conclui Rafael.

Startups

Como parte da programação, o Seminário Foco proporcionou a apresentação de startups da região que desenvolvem soluções para o varejo. A Mercattum, de Pato Branco, que oferece uma plataforma com soluções para o ramo supermercadista, foi uma delas.

“Somos uma empresa ainda iniciante e precisamos de visibilidade. O Seminário foi uma vitrine e a participação nos permitiu ter contato com os supermercadistas e conhecer mais da realidade e dos problemas deles. As informações serão importantes para aprimorar nossas soluções”, acredita Giovani Debona, sócio da Mercattum.