ESPECIAL: Quilômetros de Milhões

Narrativa aborda logística do cenário Agro da cidade considerada a mais rural do Paraná até os lares brasileiros. Antônio Olinto fica localizada no Sudeste do Estado

·
Atualizado há 12 meses

Antônio Olinto, que fica no Sudeste do Paraná, distante 140 quilômetros de Curitiba, se tornou conhecida por apresentar o menor grau de urbanização do estado, sendo 91% dos habitantes em ambiente agrícola, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(Fotos: divulgação / arquivo pessoal)

Ezequias Gomes do Nascimento é gerente administrativo na Aviexp – Importação, Exportação e Serviços, que é responsável pela Fazenda Frutax, que fica na estrada agua amarela de cima, conhecida pela comercialização de frutas como o kiwi, maça e ameixa, e os grãos, como o milho e a soja. a importação dos alimentos acontece do estado da Bahia para o mundo.

Segundo o produtor, o sucesso no cenário agro é percebida anualmente em uma boa colheita. Acrescenta que o destaque na logística é o investimento na recuperação de estradas para o escoamento agrícola.

São centenas de quilômetros de estradas até que o produto chegue à mesa do brasileiro.

Do campo à mesa, as estradas “de terra” ou estradas vicinais permitem o fluxo de mercadorias e serviços na zona rural dos municípios. outro efeito das estradas ruins é a elevação dos custos do transporte e a consequente redução do lucro do produtor.

Vale destacar que os meios de escoamento de produção agrícola mais utilizados atualmente no Brasil são o transporte rodoviário e ferroviário, apesar de representar apenas 5% do setor, o transporte hidroviário também é adotado.

Ouça a reportagem completa:

 

Narração: Gabrielly Cesco e Wannessa Stenzel 
Trilha sonora: Almir Sater