Irineópolis promove Seminário da Bovinocultura Leiteira

Evento teve objetivo de fomentar a atividade buscando a qualidade de produção e consequentemente mais renda dentro das propriedades

·
Atualizado há 9 anos

seminario-producaoleiteira-irineopolis
(Foto: Assessoria).

A Secretaria Municipal de Agricultura de Irineópolis, em parceria com a Epagri promoveu nesta segunda-feira, 27, o Seminário Municipal de Bovinocultura Leiteira. O evento aconteceu no Pavilhão da Igreja Matriz e contou com diversas palestras. Entre elas, com o técnico Waldemiro Sudoski, de Canoinhas, sobre os parâmetros técnicos para produção de leite a base de pasto.

Segundo Sudoski, a Epagri e o Estado de Santa Catarina trabalham na proposta de produção de leite a baixo custo e sustentável em especial a agricultura familiar e para as propriedades menores. “Buscamos tornar nossos produtores mais eficientes, fazendo com que a atividade leiteira seja encarada como uma atividade rentável, bem planejada e conduzida, a base de pasto utilizando as pastagens adequadas ao clima do sul do Brasil”, disse.

De acordo com Jair Jung, extensionista da Epagri de Irineópolis e um dos principais organizadores do evento, o principal motivo do seminário, além de trazer conhecimento para todos os agricultores.  “O seminário serve também para impulsionar ainda mais a cadeia produtiva e atrair novos agricultores para essa nova fonte de renda”, explicou.

Após a palestra aconteceu uma mesa redonda sobre Políticas Públicas para Bovinocultura Leiteira, com a participação do prefeito Juliano Pozzi Pereira, do secretário da Agricultura, Francisco Eraldo Konkol, do senhor Donato João Noernberg, gerente regional Epagri Canoinhas e de Daniel Hélio Costa, secretário executivo da Amplanorte.

Para Costa é um momento importante para Irineópolis, promover a discussão e torno do programa Planorte Leite, que é uma iniciativa dos prefeitos da microrregião, um envolvimento do Estado por meio da Epagri, que pode estar presente em todas as cidades por conta de seus extensionistas e também as cooperativas e aos sindicatos. “Essas parceria são muito importantes para o desenvolvimento da bacia leiteira de nossa microrregião”, comentou.

De acordo com Noemberg estão todos contentes com a parceria dentro desse seminário municipal, especialmente com a prefeitura, junto do prefeito Juliano e do secretário da Agricultura. “O programa Planorte Leite busca desenvolver os municípios por meio da produção de leite, pois é juntos que as coisas acontecem.”

O prefeito destacou em sua fala que a administração tem se preocupado com a questão do leite. “Junto ao secretário Eraldo procuramos trabalhar na diversificação das atividades nas pequenas propriedades, focamos no leite que já estava estabelecido em nosso município. Por meio de parcerias estamos capacitando nossos produtores e possibilitando uma nova visão em termos de condução dentro do processo de Bovinocultura Leiteira”, destacou.

Na parte da tarde aconteceu uma palestra sobre controle da qualidade do leite, com Ulisses Santini, do SENAR e a palestra sobre doenças reprodutivas em bovinos com Aline Angela Moretti.

De acordo com Konkol, o seminário trouxe várias informações e discussões, para os produtores entenderem melhor como funciona a qualidade de produção de leite, e também sobre as doenças, esclarecendo as dúvidas dos agricultores a respeito da produção.