Warning: mysqli_real_connect(): (HY000/1129): Host '172.30.0.95' is blocked because of many connection errors; unblock with 'mysqladmin flush-hosts' in /var/app/current/www.vvale.com.br/wp-content/db.php on line 1272 Lideranças de União da Vitória visitam Sistema Regional de Inovação no Sudoeste

Lideranças de União da Vitória visitam Sistema Regional de Inovação no Sudoeste

O Grupo de Inovação da Retomada Econômica e do Comitê Territorial Sul do Paraná realizou uma visita técnica nos dias 16 e 17 de setembro, no Sudoeste Paranaense, acompanhando ações desenvolvidas dentro do Sistema Regional de Inovação – SRI. A ideia foi conhecer as transformações econômicas proporcionadas pela evolução tecnológica em Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos.

Estiveram nas visitas; o presidente da CIAHAB, Lúcio Levi Moreira de Castilho; o vice-presidente da CIAHAB, Wilson Luis Petisco; os empresários Luilson Schwart, Cláudio José Gugelmin, Elizabete Capeleti, Maria Salette Rodrigues de Melo; o secretário municipal de Educação, Ricardo José Brugnago; a chefe de Gabinete da UNIUV – Centro Universitário,  Miriam Karla Kmita; a arquiteta Karina Teodoro da Silva Hobi; o secretário municipal de Planejamento, Andre Otto Hochstein; a vereadora de Porto União, Mariane Schorr Caesar, a executiva da ACEUV, Maristela Calixto dos Santos, e o consultor do Escritório do SEBRAE do território Sul do PR, Everton Batista Moreira.

O grupo foi recepcionado na sede da Regional SUL do SEBRAE PR, pelo Gerente Regional Cesar Giovani Colini Gonçalves, e posteriormente foi acompanhado nas visitas pelo Consultor do SEBRAE, Elizandro Ferreira (Kaxa).

Wilson Petisco diz que ficou impressionado com o estágio de amadurecimento do projeto desenvolvido no Sudoeste. “Observamos que a jornada deles envolveu acertos e erros e chamou atenção a perseverança em continuar sempre, evitando desistências, algo que serve de exemplo para replicação na nossa região. “

Maria Salette Rodrigues de Melo disse que foi “ótimo visitar e conhecer a realidade das incubadoras municipais. “Temos necessidade em realizar aqui algo semelhante, com um bom parque tecnológico. Eles têm uma realidade não tão diferente da nossa e, com a parceria entre empresários, gestão pública e universidades podemos gerar estruturas que auxiliem no desenvolvimento tecnológico do território. Agradecemos ao SEBRAE e a prefeitura por nos proporcionarem uma bela jornada de aprendizado que nos empolga.”

Elizabete Capeleti  disse que a missão abriu a visão de onde poderemos chegar em União da Vitória e Porto União, bem como região. Existem muitas opções novas que, para nós, gera uma percepção aberta das oportunidades. Devemos buscar uma incubadora, um coworking e opões que exigem um começar unindo esforços públicos e privados. “Os nosso jovens precisam de oportunidade e podemos, integrados, auxiliar neste desafio. O conhecimento adquirido precisa nos inspirar a fazer acontecer.”

Para Ricardo José Brugnago os municípios inspiram a inovação e o empreendedorismo através de diversas frentes como a robótica, por exemplo. É a formação dos jovens para o futuro e para novas profissões que estão ai gerando desenvolvimento pessoal e comunitário. A viagem também nos gerou reflexões sobre nossa prática enquanto educadores, nosso planejamento e nossos projetos relacionados a preparar pessoas para o futuro que já está aí.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Giles Balbinotti agradece a visita e diz que os modelos adotados estão ai para servirem de base para difusão do conhecimento. “Quando a compartilhamos bons modelos estamos, sim, contribuindo para a verdadeira evolução econômica e social.”

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu ressalta que a visita de lideranças de União da Vitória e Porto União é uma demonstração clara de que o município e a região tomam um caminho promissor e sem volta. “O investir em tecnologia é, sem dúvida, algo que transforma vidas e realidades e acreditamos nisso.”

O secretário municipal de Planejamento de Francisco Beltrão, Alexandre Pecoits conta que a visita foi positiva. “Nos sentimos honrados em poder colaborar e atender os questionamentos dos visitantes. Temos vínculos históricos naturais e entendemos que é sempre importante a conectividade para ganharmos forças no contínuo processo de evolução econômica. O reforço dos laços de cooperação é importante.”

Flavio Galeazzi, diretor do Departamento de Fomento, Turismo, Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Emprego e Renda de Dois Vizinhos diz ser louvável a iniciativa do SEBRAE para que empresários conheçam nossa região. O mesmo vem ocorrendo em nossas viagens técnicas para fora. “Sempre é bom compartilharmos o que já conseguimos.” ]

Para o gerente do SEBRAE, Cesar Colini a visita técnica permite aos participantes um entendimento mais amplo sobre o que é apresentado como modelos de transformação conjuntural. “A integração da sociedade com empresários, município e academia juntos gera novas opções de desenvolvimento através de novos negócios que impulsionam a formação de profissionais altamente qualificados, retorno tributário aos territórios e, acima de tudo, a visão de que há muita perspectiva para um futuro promissor.”

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.