Maioria planeja ir ás compras para o Dia das Crianças

Sondagem feita pela CNDL mostra intenção dos consumidores para a comemoração do dia 12

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Atualizado há 4 anos

(Foto: Mariana Honesko). Para o Dia das Crianças, os lojistas de União da Vitória e de Porto União estão otimistas
(Foto: Mariana Honesko).
Para o Dia das Crianças, os lojistas de União da Vitória e de Porto União estão otimistas

Nem mesmo o cenário de incertezas trazido pela pandemia da Covid-19 poderá atrapalhar o Dia das Crianças de 2020. É o que aponta a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Offer Wise em todas as capitais brasileiras. Mesmo em meio a desafiador momento econômico, 72% dos consumidores devem ir às compras. A expectativa é de que o varejo movimente aproximadamente R$ 10,87 bilhões. Conforme o levantamento, o percentual daqueles que irão realizar compras na data não mostrou diferença significativa em comparação ao ano passado (73,3%).

O presidente da CNDL, José César da Costa, para o site da entidade, disse que o Dia das Crianças é uma importante data, pois possibilita entender as tendências das compras de final de ano. “Os dados de intenção de compra servem de termômetro para o fim de ano, ao trazer as primeiras impressões do que deve acontecer no Natal. Além disso, o varejista, que esteve boa parte do ano de portas fechadas, conta com as vendas do Dia das Crianças neste momento de retomada econômica”.

Na outra ponta, no entanto,  25% dos entrevistados disseram que não vão comprar presentes alegando falta de dinheiro. Não vão comprar também outros 24%, dizendo que não possuem nenhuma criança entre o círculo familiar ou de amigos e 14% que estão desempregados. Entre aqueles que deixarão de presentear por não ter dinheiro, estar desempregado ou não poder encontrar o filho na data, 71% citam os impactos da pandemia da Covid-19.

 

Mais de R$ 200

A pesquisa indica que a maior parte dos entrevistados tem intenção de moderar as despesas neste Dia das Crianças. Dessa forma, a maioria garante que pretende gastar menos ou o mesmo valor do ano passado: 36% querem gastar menos, 32% pretendem gastar a mesma quantia, e apenas 17% dizem que irão gastar mais.

Para os que desejam diminuir as despesas, as principais justificativas passam pelo orçamento apertado/situação financeira difícil (54%), pelo desejo de economizar (43%), o aumento da inflação (24%), o fato de estar desempregado (22%) e o desejo de priorizar o pagamento de dívidas em atraso (21%). Por outro lado, a maior parte dos que vão ampliar os gastos garantem querer comprar um presente melhor (55%), enquanto 49% afirmam que os preços estão mais altos.

Tendo em vista a quantidade de itens que devem ser comprados, três em cada dez entrevistados vão adquirir dois presentes (31%), enquanto 27% pretendem comprar somente um presente, e 18%, três presentes. Em média, os consumidores vão adquirir 2,3 presentes. O gasto médio deve ser de R$ 209,33 com todos os presentes na data, valor bastante parecido à intenção de compras da pesquisa de 2019 (R$ 198,79).

“Uma vez que há maior propensão dos consumidores para o pagamento à vista, vale a pena o empresário buscar recursos para incentivar clientes a pagarem suas compras nesta modalidade, o que irá gerar maior fluxo de caixa, além de economia com taxas de cartão e antecipação bancária”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

De acordo com a pesquisa, 83% dos consumidores pretendem fazer pesquisa de preço antes das compras, sendo que 76% pretendem pesquisar os preços pela internet, principalmente em sites e aplicativos (65%). Já 70% vão pesquisar preços sem o auxílio da internet, principalmente nas lojas de rua (38%) e de shopping (36%).

 

Adeus às lembrancinhas

Os produtos mais visados neste Dia das Crianças, também conforme a CNDL, serão as roupas e calçados (38%), bonecos/bonecas (33%) e os jogos de tabuleiro/educativos (28%). A maioria dos consumidores que pretende realizar compras para a data optará pela primeira semana de outubro (45%), enquanto 21% o farão ainda em setembro e 14% irão às lojas na véspera do evento.

Os locais de compra mais citados pelos entrevistados são a internet/lojas virtuais (34%), o shopping-center (31%) e as lojas de rua/bairro (24%). Considerando aqueles que realizarão suas compras na internet, 79% vão utilizar sites, 54% os aplicativos e 20% o Whatsapp. Na opinião dos entrevistados, os fatores que mais pesam na hora de escolher onde realizar as compras do Dia das Crianças são o preço (52%), as promoções e descontos (41%), a qualidade (31%) e os procedimentos de segurança com relação ao coronavírus (26%).

 

Vale do Iguaçu

Para o Dia das Crianças, os lojistas de União da Vitória e de Porto União estão otimistas. A expectativa é de que o aumento em vendas seja de 8% na comparação com 2019. “Entretanto esse percentual pode até mesmo ser maior já que estamos sofrendo em várias mercadorias reajustes de preços constantes pela escassez de produtos por vários fornecedores em todo o mundo, visto que fabricantes vem sofrendo com as restrições impostas pela pandemia como também pela falta de matéria-prima para sua manufatura”, pontua o diretor de Relações Públicas da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Thiago Iwanko.

Na região do Vale, os produtos mais esperados para venda nesse ano são vestuário/calçados, eletrônicos/celulares ou similares, bonecas/ursos e jogos/tabuleiros.

A pesquisa escutou consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, maiores de 18, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes no Dia das Crianças. A coleta de dados é de 1 a 8 de setembro.