Movimento de compras para Dia das Mães já é maior que 2013

Consumidores antecipam visita às lojas e nos primeiros dias do mês, procura pelo crédito cresce 22%

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Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

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Lojistas apostam na data: vendas menores apenas que o Natal

O Dia das Mães perde apenas para o Natal. Mas, perde por pouco. “É quase como um Natal para os comerciantes. É uma data bastante importante”, garante o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de União da Vitória e Porto União, Luciano Karpovisch. Assim, até domingo, quando a data é celebrada, os lojistas prometem atrair os consumidores com ofertas, promoções e horário estendido. A ação começou já neste final de semana: no sábado, alguns estabelecimentos fecharam as portas mais tarde, apenas depois das 18 horas. “Isso vai se repetir neste sábado, quando o comércio funciona também até às 18 horas”, lembra Karpovisch.

A medida deve atender especialmente quem deixou as compras para a última hora. Mas, este não parece ser o perfil dos consumidores nas Cidades Irmãs. Levantamento da CDL mostra que apenas nos três primeiros dias do mês, a procura pelo crédito é 22% superior ao mesmo período do ano passado. “Isso não quer dizer que todos os pedidos eram por conta de compras para as mães, mas um bom percentual dele já aparece aqui”, avalia o presidente.

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Presidente da CDL entusiasmado: vendas já superam números do ano passado

A diarista Viviane de Fátima está entre quem antecipou as compras. “Comprei para minha mãe, meu marido, meu filho e para minha sogra. E comprei para mim também. Sou mãe e também mereço”, sorri. Ontem, ela já levava os presentes para casa. “Aposto que todo mundo vai gostar”, garante, otimista. Mãe de quatro filhos, a desempregada Suzana dos Santos também deve receber o presente mais cedo. Ela já foi sondada pelos pequenos. “Meu filho mais velho perguntou quanto custa o perfume mais caro. Acho que vem um perfume por ai”, sorri, com o mais novo no colo.

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Filhos de Suzana preparam presentes: vem perfume por ai

De modo geral, as compras para o Dia das Mães tornam maio diferente dos demais meses. Em relação aos outros, as negociações que ocorrem nele são 30% maiores. A data empolga e estimula a maioria dos setores. “Mas, roupas e sapatos dominam a preferência”, indica Karpovisch. Artigos para decoração de casa, cosméticos e a linha de perfumaria e relojoarias, também despontam. “O Dia das Mães aumenta também a venda para o Inverno. Antes desta data, as pessoas não compram muito porque não está nem muito frio nem calor”, explica o presidente.

A expectativa é de que o investimento seja de até R$ 150 para cada mamãe. No Natal, os presentes saíram mais baratos, em torno dos R$ 110.

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Viviane vai presentear a mãe, a sogra e ela mesma

Se o Dia das Mães é bom para o comércio mais clássico, a data também é atraente para os donos de floriculturas. A maioria delas, nas Cidades Irmãs, ficará aberta inclusive no domingo. E, especialmente a partir de sexta-feira, a aposta é pela venda considerável de vasos, botões e arranjos. “Estamos com muitas opções, mas a preferência é por rosas, orquídeas. Depende de cada gosto”, sorri a funcionária da Quatro Estações, em União da Vitória, Drieli Caroline da Luz.

Na Cris Flores, também em União, a proprietária Marlene Kroni não tem dúvidas. “É a melhor data do ano. Supera o Dia dos Namorados, Natal, Dia da Mulher, do Professor”, indica. “Vamos ter de tudo um pouco. Sai de tudo!”, comemora. Na Kika Flores, ainda no lado paranaense das Cidades Irmãs, a data empolga e aquece. “Dobra o nosso movimento”, sorri a funcionária, Jéssica Gulanowski.