Na lista do Papai Noel…

Pesquisa mostra que roupas, calçados e brinquedos são os presentes preferidos para o dia 25

·
Atualizado há 4 anos

Brinquedos estão entre os itens mais pedidos no Natal. (Foto: Mariana Honesko).
Brinquedos estão entre os itens mais pedidos no Natal. (Foto: Mariana Honesko).

Dezembro inaugura a melhor temporada de vendas para o comércio. O clima de Natal já toma conta das ruas, espaços públicos, casas e estabelecimentos comerciais e, a partir de agora os consumidores farão as compras natalinas, ainda mais com a primeira parcela do 13º salário no bolso.

No Paraná, por exemplo, uma sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/PR), mostra que 74% dos paranaenses pretendem presentear neste Natal. O percentual é menor do que no ano passado, quando 81,7% dos entrevistados planejavam comprar presentes.

Em média, cinco pessoas devem ser presenteadas, sendo que cresceu a parcela dos paranaenses que pretendem presentear mais de 10 pessoas, com 5,4%. Os que devem presentear até cinco pessoas somam 70,7%, e os que planejam comprar presentes para a faixa de seis a dez pessoas somam 23,9%.

Estava escrito na cartinha

Papai Noel parece que não vai ter dificuldade em encontrar o presente. É que conforme levantamentos, roupas, calçados e brinquedos são os presentes mais populares nas cartinhas. A categoria vestuário, por exemplo, ocupa a primeira colocação no ranking dos itens mais considerados para a data, com 73,3%. Na sequência estão os brinquedos, com 46,2%, cosméticos com 34,4% e calçados com 30,3%. O varejo de moda e de brinquedos terá mais destaque neste Natal na comparação com o ano passado.

Com 5,9%, os artigos de livraria tiveram redução em relação a 2018, quando foram a opção de presente mencionada por 16,8% dos consumidores. Dinheiro em espécie (2,3%), eletrodomésticos (1,4%), celulares (1,4%), viagens (0,9%), tablets e notebooks (0,5%) também foram citados.

Investimento

O levantamento da Fecomércio do Paraná também revelou que os consumidores devem gastar cerca de R$ 285 em presentes. Em relação ao ano passado, a média de gastos geral será 9,56% menor neste ano – o tíquete médio em 2018 foi de R$ 312,25.

A sondagem verificou que os paranaenses não querem se endividar para as compras de fim de ano e por isso 58,7% pretendem pagar os presentes à vista, tanto em dinheiro (31,7%) quanto no cartão de débito (27,1%). A opção de pagamento à vista é superior ao ano passado, quando 54,3% pagaram os presentes de Natal no ato da compra.

Os que cogitam parcelar as compras no cartão de crédito somam 29,8%, enquanto 11% devem optar pelo vencimento em parcela única. Apenas 0,5% pretende usar o carnê ou crediário como forma de pagamento.

O comércio de rua deve concentrar a maior parte das compras, com 51,2%, entre lojas do centro da cidade (38,9%) e lojas de bairro (12,3%), uma elevação de 5,6 pontos percentuais em relação a 2018. Os shoppings devem receber 26,1% do volume de consumidores, redução de 19,6 pontos percentuais na comparação com o ano passado. As compras pela internet serão maiores neste ano, passando de 4,1% em 2018 para 12,8%. Já os paranaenses que pretendem apelar para o comércio informal somam 8,9% e os que vão fazer suas compras em hipermercados correspondem a apenas 1%.