Preciso de um Consultor financeiro?

·
Atualizado há 3 anos

Photo by Scott Graham on Unsplash

 

Muitas pessoas chegam a um ponto na vida em que se perguntam se ter um consultor financeiro faz sentido para elas. Tal como acontece com a maioria das questões financeiras, não há uma resposta certa – tudo depende do seu orçamento, investimentos e o plano financeiro de longo prazo.

Os Consultores Financeiros Podem Ajudar a Todos

As pessoas tendem a conceituar consultores financeiros como pessoas que só ajudam aos indivíduos e famílias imensamente ricos, mas isso não é exatamente assim. Os consultores financeiros, acredite ou não, geralmente auxiliam famílias de classe média que precisam de ajuda para planejar a aposentadoria, poupar para a faculdade dos filhos, comprar uma casa e tratar de outros objetivos financeiros importantes.

Para decidir se você precisa contratar um consultor financeiro ou que tipo de consultor contratar, primeiro precisa se fazer algumas perguntas e avaliar seu nível de conforto ao tomar decisões financeiras e, em seguida, fazer sua pesquisa. Ou pode simplesmente verificar quanto risco gostaria de correr sem aconselhamento profissional. Por exemplo, muitas pessoas preferem se afastar dos investimentos arriscados usando corretores de mercados binários – leia mais informações – e investir mais em empresas estáveis e menos arriscadas, como as imobiliárias.

Ajuda na Tomada de Decisões Emocionais

Uma das principais coisas que os consultores financeiros fazem é eliminar muitas das decisões emocionais dos clientes. Quando se envolvem em uma estratégia de investimento bastante arriscada, as pessoas tendem a reagir emocionalmente às mudanças no mercado de ações. Se tiver um consultor financeiro para auxiliá-lo em suas decisões de investimento, ele poderá ajudá-lo a manter uma distância emocional com o seu dinheiro para que possa fazer o melhor plano de longo prazo para ele.

O seu consultor financeiro o ajudará a alocar fundos em um portfólio que melhor corresponda ao seu nível de conforto pessoal com o risco.

Robôs Consultores

A prevalência de mais e mais apps e sites de planejamento financeiro – frequentemente chamados de robôs consultores — está tornando as decisões diárias de gestão financeira mais fáceis de tratar sem a ajuda de um planejador financeiro. Muitos desses apps e sites oferecem serviços muito semelhantes aos de um consultor financeiro por uma fração do custo. Se está confiante em suas habilidades de gestão do dinheiro e escolhas de investimento, talvez não precise desembolsar dinheiro para um consultor financeiro com a ajuda destas ferramentas de planejamento.

Grandes Mudanças na Vida

Embora os robôs consultores sejam definitivamente úteis, às vezes eles simplesmente não serão tão benéficos quanto um consultor financeiro autêntico. Algumas situações são muito pessoais para que um algoritmo o coloque na melhor posição. Suponha, por exemplo, que deseja saber como lidar com as consequências fiscais de uma herança ou que um membro da sua família repentinamente deixe uma grande quantia em dinheiro. Estas são as circunstâncias em que deseja um humano que possa entender a totalidade da situação para ajudá-lo a tomar decisões.

Se de repente estiver enfrentando uma mudança nova ou drástica nas suas finanças, como receber uma grande herança que não tem certeza de como investir, um consultor financeiro ajudará a decidir o que fazer com o seu dinheiro e como tratar quaisquer consequências fiscais.

Esteja Confortável Com Sua Situação Financeira

Se você se sente confiante, mas ainda gostaria que um consultor olhasse por cima do seu ombro, provavelmente conseguirá essa ajuda pagando uma taxa única a um consultor financeiro uma vez por ano. Pode gerir suas próprias contas o resto do tempo. Se, no entanto, odeia lidar com finanças, não entende nem a primeira coisa sobre como implementar uma estratégia de investimento eficaz ou recebe uma grande quantia em dinheiro com a qual não tem certeza do que fazer, um consultor financeiro é o certo para você.

Ao decidir se contratar um consultor financeiro, examine suas finanças e pergunte-se se acha que sabe o que está fazendo. Se você acha que tem um bom controle das suas necessidades financeiras diárias, ótimo – provavelmente não precisa gastar dinheiro com isto.

Se você está confortável com suas finanças, só procure contratar um consultor financeiro se surgir uma grande mudança na vida financeira. Nesse ponto, pondere os prós e os contras do custo de um planejador baseado em taxas versus um planejador baseado em comissões.

Se você se sente estressado com o seu dinheiro ou sente que não está tomando as melhores decisões possíveis, um consultor financeiro seria uma ação financeiramente sábia que provavelmente acabaria valendo o investimento.