Sebrae/PR lança programa para preparar empresas com foco na retomada econômica

Iniciativa reúne consultorias individuais, orientações e ferramentas de forma gratuita para empresários acelerarem a recuperação econômica

Uma jornada para apoiar recuperação e promover a sustentabilidade de micro e pequenas empresas. O Sebrae/PR apresentou nesta segunda-feira, 24, o programa Recupere, estruturado a partir das principais “dores” dos empreendedores e com foco na preparação das empresas para a retomada.

Fernando Moraes (presidente da Faciap), Vitor Tioqueta (diretor-superintendente do Sebrae/PR) e Darci Piana (vice-governador do Estado) anunciaram o novo programa para recuperação dos pequenos negócios (Crédito – Adriano Oltramari)

Gratuito, o Recupere comporta consultorias individuais, conteúdos teóricos e práticos que podem ser personalizados de acordo com a necessidade, dentro de temáticas como planejamento financeiro, acesso ao crédito, remodelagem de negócios, marketing digital, protocolos de biossegurança, desenvolvimento pessoal e aspectos jurídicos como leis, direitos e deveres do empresário no cenário de crise. Todas as capacitações e atendimentos serão realizados de forma online.

O cronograma tem programações distintas de acordo com segmentos empresariais, englobando economia criativa; hotelaria, bares e restaurantes; eventos; academias; artesanato; escolas particulares; transporte escolar; beleza e estética; bem como MPEs em geral. No primeiro passo, o empresário participa de uma consultoria individualizada que vai identificar as principais dificuldades e, a partir disso, direcionar para uma jornada com conteúdos personalizados de acordo com suas dificuldades. Depois, recebe uma nova consultoria individualizada para concluir um plano de ação.

 “Desde o primeiro momento da pandemia do Coronavírus, o Sebrae se dedicou a construir soluções para apoiar as micro e pequenas empresas. Desenvolvemos soluções, articulamos políticas públicas e ampliamos nosso atendimento digital para auxiliar os empreendedores paranaenses. Neste momento, temos esse programa que vai fortalecer a gestão e os processos, com foco na retomada”, analisa o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e presidente da Faciap, Fernando Moraes.

O Recupere disponibilizará 30 mil horas de consultorias, 1.690 horas de conteúdos, cinco jornadas, webséries e oportunidade de networking, criados para fortalecer os pequenos negócios diante da reabertura das atividades, ainda que com protocolos e medidas restritivas por segurança. Com o atual ritmo de vacinação no País, até 9,5 milhões de pequenos negócios podem ter retomado o nível de atividade equivalente ao registrado antes da pandemia até 1º de setembro, conforme estudo feito pelo Sebrae a partir de dados da Fiocruz e do cronograma de vacinação do Ministério da Saúde.

“Entendemos que os empresários precisam de mais apoio para estarem preparados, atentos às novas demandas do consumidor que, na pandemia, ficou ainda mais exigente e cauteloso. Reunimos uma série de conteúdos e soluções em um programa que permitirá agilidade e customização conforme a necessidade”, explica Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.

O presidente da Fecomércio PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, ressaltou a necessidade premente de pequenos negócios que estão sofrendo com o impacto da pandemia. Alguns segmentos dentro do setor do turismo, por exemplo, como os de hotéis, bares e restaurantes, têm enfrentado dificuldades maiores em relação ao comércio em geral.

“Não podemos perder o esforço que vem sendo feito tanto por diversas instituições como pelos empreendedores, em favor da recuperação dos negócios. Assim, o Recupere tem o propósito de preparar e orientar os empresários, diagnosticar e oferecer soluções. O empresário pode contar com a nossa parceria para se fortalecer e se reinventar”, declarou.

A live de lançamento estadual contou com a participação de empreendedores, instituições parceiras e dos diretores do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini – Operações e; José Gava Neto – Administração e Finanças. Para participar do Recupere, os interessados devem entrar em contato com o Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou acessar o link https://www.sebraepr.com.br/recupere/.

0 COMENTÁRIOS