Setor supermercadista projeta vendas estáveis para o Natal

·
Atualizado há 8 anos

De acordo com a Pesquisa de Natal Abras 2015, o setor supermercadista brasileiro espera desempenho estável para as vendas de final de ano, em relação à mesma época de 2014. “Levando-se em conta o momento difícil da economia brasileira, esperar um Natal estável é ser otimista. Acreditamos que a tradição das festas de Natal e de Réveillon impulsione o consumo nos supermercados neste final de ano”, afirma o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda.

O setor espera que as vendas nominais de cerveja cresçam 17,4% no período das festas, mas como o preço deste item varia 12,7% em um ano, o crescimento real esperado nessas vendas é de 4,2%. Quanto aos produtos típicos de Natal, o setor espera, por exemplo, que as vendas nominais de frutas frescas cresçam 17% no período, mas como seus preços variaram 13,2% no ano, o crescimento real esperado é de 3,4%. Vinhos nacionais, peru e tender devem registrar queda real em suas vendas.

A pesquisa também apurou as expectativas de contratação por parte das empresas do setor, e identificou que 25,4% dos supermercadistas pretendem contratar mão de obra temporária para o período de final do ano, número inferior ao registrado ano passado. Dentre as funções informadas pelos entrevistados que serão contratadas este ano estão: empacotador (21,1%), repositor (19,3%), operador de caixa (17,5%), funcionários de seção de hortifrúti (8,8%) e funcionários de seção de frios e laticínios (5,3%).