Vendas no e-commerce têm alta de 57,4% no primeiro trimestre de 2021

Crescimento aconteceu principalmente por causa da pandemia

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Atualizado há 3 anos

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Pesquisa realizada pela Neotrust mostra que houve continuidade do crescimento das vendas online no Brasil em 2021. Foram realizadas 78,5 milhões de compras nos três primeiros meses do ano, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. A receita é resultado de um maior volume de compras de janeiro a março.

Os principais motivos para o crescimento estão relacionados às diversas promoções realizadas nos três primeiros meses do ano, além do Dia do Consumidor, realizado em março.

Outro fator determinante foi o agravamento da pandemia no país, resultando em uma nova onda de fechamento ou redução de circulação no comércio físico em diversos estados, além da maior procura por diversos tipos de produtos que possuíam menor necessidade antes do isolamento social.

 

“No começo deste ano de 2021 havia uma expectativa de redução da intensidade da expansão, mas com a chegada da nova variante do Covid-19 e, consequentemente, da segunda onda de contaminação que atinge nosso país, nos deparamos com uma evolução ainda mais intensa das vendas no e-commerce não somente brasileiro, mas ao redor do mundo”, explicou Fabrício Dantas, CEO da Neotrust.

 

Para o site Uma Dica por Dia, esse movimento nas compras online é uma oportunidade para criar rankings com os tipos de produtos mais buscados pelos consumidores. “Acompanhar as tendências é essencial para manter o fluxo de acessos”, relata a equipe do site.

E o consumidor tem de fato investido mais nas compras online: houve aumento de 9,4% no valor do ticket médio em comparação com o mesmo período de 2020. Atualmente, o gasto registrado está em R$447,90.

As categorias que mais se destacaram por total de pedidos foram: moda e acessórios (16,5%); beleza, perfumaria e saúde (15,2%); e entretenimento (12,6%).

Já as categorias com melhor faturamento são: telefonia (21,2%); eletrodomésticos e ventilação (17%), e entretenimento (12,4%).

Ainda de acordo com o relatório aumentou também a quantidade de compras que foram feitas com entrega gratuita. No primeiro trimestre de 2021, 53% dos pedidos foram entregues sem que o consumidor pagasse pelo frete. No primeiro trimestre de 2020, a porcentagem de entregas gratuitas era de 47%.

Por fim, a pesquisa mostrou que a idade média do consumidor é de 37 anos. O público consumidor mais significativo foi o de 36 a 50 anos, com 33,9% do total de consumidores digitais. Seguidos de perto pelos consumidores de 26 a 35 anos, com 33,1% do total.

Os consumidores até 25 anos representam 19% das compras online, enquanto o público acima dos 51 é responsável por 14% das compras.

Mais dados da pesquisa podem ser conferidos em https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/primeiro-trimestre-de-2021-vendas-alta-de-57/.