Acadêmicos visitam obra de restauro da Ponte Hercílio Luz

Atividade faz parte da formação complementar e proporciona contato direto com técnicas e profissionais do mercado

·
Atualizado há 4 anos

(Fotos: Divulgação/Uniuv).
(Fotos: Divulgação/Uniuv).

No dia 25, alunos dos cursos de Pós-Graduação em Especialização em Gerenciamento e Execução de Obras, e alunos de Graduação em Administração, Engenharia Civil e Ciências Contábeis do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), viajaram até Florianópolis para uma visita técnica na ponte Hercílio Luz.  O professor Ademir Mattos e o Engenheiro Roberto Domit, acompanharam os acadêmicos.

O intuito principal foi oportunizar aos estudantes um aprendizado técnico, colocando em prática o que se aprende em aula, sendo um link direto com a realidade de mercado e desafios para os futuros profissionais.

Na chegada, os acadêmicos foram recebidos pelo engenheiro fiscal da reforma, José Abel da Silva, que apresentou o acesso a vários pontos da obra e finalizou com uma palestra sobre todo o processo de recuperação, técnicas de engenharia civil, mecânica e gestão de processos.

A ponte Hercílio Luz foi construída da década de 20, sua inauguração foi em 13 de maio de 1926, a cidade na época tinha apenas 40 mil habitantes e dependia exclusivamente de transporte por barcos para que a população chegasse ao continente, à ponte foi uma obra de engenhosidade e perícia dos Engenheiros David Barnard Steinman e Holton D. Robinson.

A ponte está fechada desde 1991 e será liberada para circulação em 30 de dezembro de 2019. O Grupo responsável pela recuperação da ponte é a empresa Portuguesa Teixeira Duarte, uma organização com mais de sete mil unidades entregues no mundo todo.

O Grupo Teixeira Duarte conta atualmente com mais de 11 mil trabalhadores que operaram em 19 países, em quatro continentes, desenvolvendo a atividade em seis setores diferentes como construção, concessões e serviços, incorporação, hotelaria, distribuição e automóveis.