Audiência Pública sobre implantação do Curso de Direito acontece na Unespar

Aprovado nas instâncias internas da Universidade, o processo de implantação do Curso segue agora para tramitação na Seti e Governo do Estado

·
Atualizado há 2 anos

(Fotos: Ronaldo Mocznacz)

A professora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de União da Vitória e futura coordenadora do curso de Direito, Sandra Salete de Camargo Silva, comenta sobre a Audiência Pública de Apoio à implantação do Curso de Bacharel em Direito, realizada na tarde desta quarta-feira, 23, como de extrema importância para o desenvolvimento social e econômico da região. Aprovado nas instâncias internas da Unespar, o processo de implantação do Curso segue agora para tramitação na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Governo do Estado.

Ainda mantendo os protocolos sanitários de combate a Covid-19, participaram do evento representantes do Governo do Paraná, na pessoa do deputado estadual Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), deputado estadual Tadeu Veneri (PT), representantes do legislativo, executivo e judiciário, de instituições públicas e privadas, representantes da sociedade civil, dos movimentos sociais da região, da gestão superior e comunidade universitária da Unespar.

Há mais de 50 anos, a antiga Fafiuv, agora Unespar, é reconhecida pela formação de profissionais nas áreas de licenciatura em Filosofia, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol, Pedagogia, Matemática e Química. Para tanto, como continuidade no atendimento aos anseios da população a intenção é a implantação de um curso que venha ao encontro das demandas vindas de outras audiência públicas, como suporte nos direitos humanos, agricultura familiar e cooperativismo.

Segundo a professor Sandra, com a audiência desta quarta-feira, cabe aguardar um posicionamento dos segmentos do Governo do Estado do Paraná, como é o caso  de um aval do superintendente da Seti, Aldo Bona.

“O projeto pedagógico para a implantação do curso sai agora da Unespar e segue para um parecer do professor Aldo. Agora é aguardar sinal verde do Governo do Estado. Precisamos entender o que falta e o que é necessário para a implantação do curso de Direito. Lembrando que o curso de Direito é uma reivindicação antiga da comunidade no Vale do Iguaçu. Se tudo der certo cogitamos a realização do concurso vestibular ainda para o segundo semestre, com início das aulas em 2023”, explica.


Quem compartilhou pela mesma opinião foi o deputado Hussein Bakri.