Bakri comemora parceria entre Estado e municípios do Paraná na Educação

Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia participou de evento de assinatura do termo de cooperação com 398 cidades do estado

·
Atualizado há 5 anos

husseinbakri-educacao-curitibaNo dia seguinte a ser reconduzido ao posto de Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) participou do Seminário de Cooperação Pedagógica do estado com 398 municípios do Paraná. Representante do Legislativo no evento realizado na manhã desta quarta-feira (20), em Curitiba, o Líder do Governo elogiou a iniciativa do Executivo estadual em colaborar com as administrações municipais e colocou toda a base aliada na Assembleia à disposição dos prefeitos. “O Governador Ratinho Junior e o Secretário Renato Feder estão animados e prontos para levar a Educação do Paraná ao primeiro lugar do Ideb. E essa parceria com os municípios será importantíssima para as crianças e jovens de todo o estado”, comemorou Hussein.

Com o Teatro Guaíra lotado, foi assinado o termo de adesão à cooperação entre o Estado e os municípios, com o objetivo de promover o crescimento da qualidade da educação infantil e o avanço da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. E a primeira ação desse apoio pedagógico foi o lançamento da Prova Paraná, que será aplicada sempre no início de cada bimestre para coletar informações sobre as habilidades e as dificuldades de cada aluno. Com dados mais aprofundados em mãos a respeito dos conhecimentos dos estudantes, professores e pedagogos conseguirão desenvolver estratégias de ensino mais adequadas para ajudá-los a superar as principais deficiências.

Além disso, o Governo do Paraná irá disponibilizar às escolas municipais o caderno de prova e o aplicativo para correção digital e instantânea. O aplicativo vai gerar relatórios com os resultados, facilitando a análise posterior por parte dos professores. Com esse recurso, a correção das provas de cada turma não levará mais do que 10 minutos, reduzindo substancialmente o trabalho manual dos docentes.

Aos prefeitos e secretários municipais da Educação, Hussein Bakri ainda destacou a nomeação do Secretário Renato Feder, que, apesar de ter apenas 40 anos, já é professor há duas décadas. Também ressaltou a definição dos 32 chefes de Núcleo Regional da Educação por meio de teste seletivo e medidas de economia para que os recursos do Estado possam ser investidos nessa e em diversas outras áreas prioritárias à população. O Líder do Governo citou, por exemplo, a redução de 28 para 15 secretarias (R$ 10,5 milhões a menos por ano) e a devolução do jatinho alugado para uso exclusivo do governador (R$ 4,5 milhões anuais a menos).

“Fui prefeito de União da Vitória de 2001 a 2008, numa época boa da economia. Hoje, sei o quanto vocês prefeitos sofrem e conseguem apenas pagar a folha de pessoal, sem quase nada para investir. Por isso, contem com todo o apoio do Governador Ratinho Junior e dos 40 deputados da base aliada na Assembleia. Ganhando os municípios, ganham o Paraná e todos os paranaenses”, afirmou Hussein.