
Com a retomada das aulas para mais de 1 milhão de estudantes da rede estadual, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), iniciou uma campanha de conscientização sobre segurança viária em escolas de Curitiba e outras 18 cidades do Estado.
Durante toda a semana, equipes técnicas atuam nos horários de entrada e saída dos colégios para abordar estudantes, pais e motoristas. Além de conversar sobre leis de trânsito, os profissionais distribuem materiais educativos com orientações para um comportamento mais seguro nas vias.
As ações ocorrem em Almirante Tamandaré, Arapongas, Bandeirantes, Capanema, Colombo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Jaguariaíva, Londrina, Marilândia do Sul, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Porecatu e Sarandi.
Segundo o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a volta às aulas é uma oportunidade para reforçar o protagonismo dos jovens na construção de um trânsito mais seguro.
“O presente e o futuro do Paraná podem estar atravessando a rua. Temos que garantir respeito a crianças e adolescentes”, destacou.
Ele também alertou sobre práticas perigosas, como pegar rabeira em ônibus, e defendeu a importância do exemplo dado por adultos.
“Nosso foco é promover comportamentos conscientes e desestimular atitudes de risco”, afirmou.
O público-alvo das escolas estaduais são jovens de 12 a 18 anos, muitos deles já se deslocando sozinhos. Isso exige uma atenção maior tanto dos alunos quanto dos motoristas.
Para pais e responsáveis, as orientações envolvem os riscos da pressa, da imprudência, da distração e do uso do celular ao volante, além de atitudes comuns como fila dupla e excesso de velocidade. A campanha reforça que o bom exemplo ainda é a melhor forma de educar no trânsito.