Conselho Municipal de Educação debate temas de interesse da comunidade escolar e

·
Atualizado há 2 anos

Os integrantes do Conselho Municipal de Educação estiveram reunidos na última sexta-feira (3) para dialogar sobre diversos assuntos, como o Cmei Domingas Rocco, do distrito de Santana e a Escola Municipal Saveta Berezowski, localizada nas Casas Populares, além de temas como o transporte escolar, o quadro do magistério, merenda escolar, estagiários e ainda a realização de um concurso público.

O prefeito Antonio Luis Szaykowski participou do encontro e pode expor a situação do Cmei e da Escola citada acima, bem como das ações da Gestão Cruz Machado para todos para a abertura de ambas.

Foto: Divulgação

Desde o início de 2021, a administração municipal vem buscando soluções para viabilizar o funcionamento do Cmei Domingas Rocco, uma situação que não é tão complexa, porém exige certa demanda. Mesmo sendo recente, a obra, por ser um projeto padrão para todo o Brasil, a cobertura não é das mais adequadas para nossa região, devido à umidade, apresentando infiltrações, situação que a construtora responsável irá tomar as providências.

Necessita ainda a do projeto de extensão da rede elétrica, fornecido pela Copel, questão a qual já está sendo providenciada junto ao setor competente. Além disso, outros pontos já foram solucionados, como todo o muro ao entorno do prédio já foi construído, a rua de frente ao Cmei já foi adequada. Por fim, em questões estruturais, necessita ainda da chegada dos demais moveis e equipamentos, sendo que, boa parte destes já foram recebidos e outra parte ainda está por vir.

Foto: Divulgação

Com relação à Escola Municipal Saveta Berezowski, esta é uma situação um pouco mais complexa, se comparado ao Cmei do distrito de Santana. Necessita ser visto questões desde o acesso ao prédio, a readequação e pavimentação da rua de acesso, a aquisição de todo o mobiliário necessário para a abertura do prédio, o qual não é pouco e envolve um valor significativo, a licitação do muro ao entorno da escola, o qual está travado por questões burocráticas, e ainda, outro agravante é a falta do pagamento da última medição por parte do Governo Federal para a construtora, a qual já entregou a obra, mas ainda não recebeu a última parcela.

Em ambos os casos, a Gestão Cruz Machado para Todos contínua buscando soluções, para que, em breve, estes dois espaços educacionais estejam em pleno funcionamento.

Foto: Divulgação

Ainda na oportunidade, Antonio comentou das dificuldades com relação ao transporte escolar, o qual apresenta processos licitatórios que sofreram diversas modificações devido a apontamentos do Tribunal de Contas do Paraná, atrasando o início do transporte, porém já reestabelecido em sua totalidade, inclusive em linhas em que os transportadores acabaram desistindo do contrato, mas, com ônibus da Prefeitura, os alunos continuam frequentando as escolas até uma nova licitação ser concluída.
Por fim, comentou sobre a intenção de realizar um concurso público para o ano de 2023, abrangendo todas as áreas, sendo este um compromisso de sua gestão, que beneficiará diretamente o magistério com a contratação de novos professores e auxiliares de serviços gerais.