
O município de União da Vitória terá mais um grande investimento. Trata-se da construção da Unidade Integrada do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A preparação do terreno (cedido pelo município) para receber a edificação foi iniciada no fim do ano passado, logo após os dirigentes das duas entidades assinarem o contrato com a empresa vencedora do processo licitatório.
Para informar ao prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, que o cronograma da obra está sendo cumprido, diretores e funcionários do Sesc e do Senac, estiveram na Prefeitura, na semana passada. Os secretários municipais de Desenvolvimento, Econômico, Turismo e Urbanismo, Luilson Schwartz e de Planejamento, Jamar Rossoni Clivatti também participaram da reunião.
A expectativa é que a construção dessa Unidade Integrada contribua com o desenvolvimento econômico, social e cultural da população, não só de União da Vitória, mas de toda a região. Por isso, o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, reforça a importância deste investimento. “Resultará em excelência em qualificação profissional, qualidade de vida e transformação social”, ressalta.
A estrutura do Sesc vai dispor de espaço com conexão, duas salas de atividades, quatro salas multifuncionais, sala de desenvolvimento corporal, área de convivência, quadra poliesportiva, com vestiários. A área construída será de 2.578,74 metros quadrados e a previsão é atender mais de 800 pessoas por dias.
Já o Senac, com 1.125,75 metros quadrados de área construída terá capacidade para receber mais de 700 alunos, diariamente. O espaço terá confeitaria-escola, cozinha pedagógica, ambientes pedagógicos de: cabeleireiro e maquiagem, manicure e pedicure e enfermagem. Estão previstos, ainda, cinco ambientes pedagógicos convencionais e dois de informática, além de biblioteca.
Pedro Ivo lembra que, a obra é orçada em aproximadamente R$ 15 milhões e, a previsão de entrega é o primeiro semestre de 2017. “Este é um investimento seguro, que vem para somar. Vamos capacitar a nossa população, principalmente, a juventude para o mercado de trabalho, por meio da implantação de cursos profissionalizantes”, defende. “Hoje alguns dos serviços já são oferecidos, no município. Entretanto, com a construção da Unidade Integrada, o atendimento será ampliado”, comemora.
Durante a assinatura do contrato, o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, destacou que, o terreno doado pela administração municipal para a construção da Unidade, está localizado em uma área nobre. “O terreno que recebemos da Prefeitura fica no coração da cidade e isso facilitará o acesso a todos que forem em busca de qualificação profissional, qualidade de vida, cultura ou lazer”, enalteceu.
Sesc
O Sesc é uma instituição de caráter privado, sem fins lucrativos, mantida e administrada por empresários do comércio. A entidade desenvolve ações voltadas para a formação do ser humano, promovendo bem-estar social na vida da família comerciária e de funcionários das empresas que atuam na área do comércio de bens, serviços e turismo.
Senac
O Senac também é uma empresa de caráter privado e sem fins lucrativos, e oferece capacitação e aperfeiçoamento profissional para a população. Seu objetivo é levar educação profissional de qualidade para a população.