
A secretária de Educação do Paraná, Ana Seres, esteve em União da Vitória ontem pela manhã para entregar, de forma oficial, o prêmio de Gestão CAF para três escolas da regional do Núcleo de Educação no município. Das 45 escolas, Adiles Bordin de União da Vitória, Escola Estadual de São Mateus do Sul e Duque de Caxias em Antônio Olinto ganharam o prêmio. As escolas fazem parte da primeira etapa da premiação que pode chegar à nível Federal que, inclusive, já tem escolas paranaenses sendo nomeadas. Na semana que vem uma escola de Maringá será premiada em Brasília na categoria CAF Federal. As instituições de ensino premiadas receberão uma cota extra do Fundo Rotativo.
Para o chefe do NRE, Ricardo Brugnago, a premiação mostra o comprometimento de professores, alunos, Núcleo e toda a comunidade escolar em trabalhar pelo desenvolvimento do ambiente escolar. “Para alcançarmos essa melhoria continuada de qualidade da Educação, obviamente, passa por toda a comunidade escolar, por todos os segmentos”, comenta. “Isso (premiação) de acordo com a Secretaria de Educação não foi por acaso, foi porque nossos gestores têm utilizado bem os recursos públicos, promovendo uma melhoria em termos pedagógicos e, também, em relação do que dentro de sala de aula é realizado”, comemora Brugnago.
Para classificação as escolas tiveram de passar pela inscrição e uma série de avaliações. Quatro dos mais de dez critérios foram decisivos na escolha das escolas da região. “O que eu mais gosto é quando a escola apresenta o resultado do processo de ensino e aprendizagem”, pontuou a secretária. “Todas as escolas têm critérios, todas são boas e pessoas comprometidas, por isso vamos ampliar o prêmio”, comentou.
A ideia da Secretaria de Educação, organizadora da premiação CAF de gestão, é atingir em três anos a totalidade dos núcleos de educação do Estado. No próximo ano mais oito núcleos serão classificados, no ano seguinte mais dez e em 2018 as escolas das 32 regionais poderão participar do prêmio. Na edição deste ano apenas cinco núcleos participaram, entre eles de União da Vitória.
Estiveram presentes na premiação o deputado estadual Hussein Bakri, o vice-prefeito e professor Jair Brugnago, Manoel José Vicente, chefe da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar, Marta Borges representando a Uniguaçu e demais funcionários da SEED.
Fechamento de escolas

Professores e a diretoria da APP-Sindicato das cidades recepcionaram a secretária logo após a premiação, que ocorreu no auditório da Uniguaçu. Na abordagem a presidente da APP local, Salete Tonon, entregou uma carta à Ana na qual reafirma os compromissos do Governo do Estado assinados durante o segundo período de greve deste ano. Conforme a carta os pedidos feitos pela categoria não foram cumpridos na sua totalidade. Ainda consta no pedido os projetos de lei 748 – Lei da Mordaça – que interfere na liberdade de ensino do professor em sala de aula, e o PL 304/2015 – Adote uma Escola – em que sugere interferência da esfera privada em escola pública para a melhoria no desempenho. A categoria pede pela rejeição ou arquivamento desses dois PLs. Durante a manhã Ana falou sobre um “momento difícil” na Educação que o Paraná está passando. Falou sobre os problemas enfrentados pela pasta ao longo dos meses e o episódio entre policiais e professores que transformou a capital paranaense em um cenário de massacre. O assunto foi muito debatido durante a premiação com um tom de pesar, mesmo entendendo a necessidade de “medidas austeras”. “Estamos honrando com as nossas promessas”, rebateu Ana. “Na medida das necessidades.”
Ainda conforme a secretária o Paraná fez, sim, a lição de casa. Por conta disso no próximo ano o governo irá de encontro do cenário nacional. “Será um ano de colheitas, precisávamos fazer esse enxugamento para atender aos critérios.”
Desde fevereiro a Secretaria da Educação já liberou R$ 69 milhões do Programa Fundo Rotativo para as escolas. Conforme Ana Seres esse recurso pôde ser usado para manutenção, pequenos reparos e outras despesas relacionadas com a atividade educacional.
Outro pedido da categoria foi pelo não fechamento de escolas no Estado. Sobre o assunto Ana Seres já havia mencionado um pedido feito ao chefe do NRE Ricardo Brugnago, para uma análise técnica das escolas da região. Em outubro rumores colocaram a Escola Familiar Rural de Paulo Frontin na lista de cortes. A informação foi negada pelo diretor da escola, Irineu Carlotto, e pelo Núcleo de Educação, que disse não ter enviado informação oficial alguma à direção. A escola haveria aparecido em uma lista divulgada pela APP-Sindicato estadual.
O que é o prêmio
O projeto “Prêmio Gestão CAF” foi desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. O objetivo principal da premiação é divulgar as boas gestões e práticas desenvolvidas pelas escolas estaduais.
A premiação ocorre desde outubro. Neste primeiro momento o projeto envolveu as escolas dos Núcleos Regionais de Educação de Ivaiporã, Maringá, Paranavaí, Umuarama e União da Vitória. Três escolas de cada Núcleo foram premiadas, aquelas que desenvolveram boas gestões financeiras, com um bom entrosamento entre diretores, professores, funcionários, alunos e comunidade escolar.













